Pages

terça-feira, 8 de abril de 2008

O que significa Coroatá?

O primeiro nome da nossa cidade foi Coroatá Grande, denominada por ter característica de um arraial. Originário de uma planta existente na região e conhecida pelos moradores de piteira ou agave, cuja procedência é do México e que os índios chamaram-na de Croatá-Açú. Depois, com o decorrer dos anos, os habitantes se mudaram para um lugar mais perto do Rio Itapecuru, onde foi edificada a cidade.
Parabéns, minha queridíssima Coroatá. Hoje são completados oitenta e oito anos, de tradição, de luta, de história e de emancipação político-administrativa, quando no dia 8 de abril de 1920, favorecido pela lei nº 924, durante o governo do Dr. Urbano Santos de Araújo. Porém, em 5 de novembro de 1843, através da lei nº 173, foi criada a Vila Coroatá, sendo território desmembrado do município de Caxias e Itapecuru-Mirim. Somente após 77 anos foi elevada a categoria de cidade.
Os portugueses foram os primeiros habitantes que se juntaram mais tarde aos habitantes das zonas vizinhas.à medida que a cidade prosperava, originava-se de “depósitos” ou “paios” formados por fazendeiros e imigrantes de outras regiões, especificamente, originários do Mearim. Logo o progresso veio e chegou ao povoado outros novos ilustres visitantes, onde destacavam-se os sírios-libaneses que, desenvolveram o comércio, tornando-o pujante, contribuindo para a emancipação da localidade.

.

Vítor Trovão, o prefeito que mais teve carisma e audácia para trabalhar por Coroatá.

Que a verdade seja dita, e ninguém pode contestá-la. Somente Deus, nosso pai todo poderoso e está na boca do povo. A nossa queridíssima e carinhosa Coroatá, já possuiu diversos prefeitos, mas nenhum com o ímpeto político-administrativo para trabalhar como Vítor Trovão, que se tornou uma das maiores lideranças do nosso Estado. Foi eleito para três mandatos consecutivos como Deputado Federal. A história registra fatos comprovados que dispensam comentários. Na sua trajetória política pode-se afirmar que jamais perdeu uma eleição, isso mostra que quando se governa para o povo e em nome do povo, nas urnas o povo não se esquece tão cedo do bom político, e são passados mais de cinqüenta anos e o jeito simpático, sério e honesto de fazer política, ainda é lembrado por todos os coroataenses, e que neste dia, de hoje deve ser guardado na memória de cada um de nós, esse nome; numa única voz: “Vítor Trovão!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.