Pages

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Processo de cassação do Governador Jackson Lago avança

Pegou mal para o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), que três das seis testemunhas que arrolou em sua defesa na Justiça Eleitoral tenham caído fora do processo, certamente com receio de meter os pés pelas mãos e acabar desservindo à causa que gostariam de ajudar. É um claro sinal de fraqueza e até de uma certa indecisão na defesa.

Os advogados da coligação do governador — “Frente de Libertação do Maranhão” — brigaram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que lhes permitissem aumentar de seis para nove as testemunhas da defesa no processo em que a coligação de Roseana Sarney (PMDB) tenta lhe cassar o mandato. O tribunal negou.

Nas audiências de sexta-feira e sábado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) quem queria nove só se mostrou capaz de levar três. Os outros três, dos seis autorizados pelo TSE, azularam sem nenhuma explicação oficial.

Além do jornalista Lourival Bogéa — o “Doutor Mentira” do Jornal Pequeno — escafederam-se o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), e o vereador Carlos Santana Filho, de João Lisboa (MA). Este último foi preso em flagrante pela Polícia Federal, no dia da eleição, quando transportava um pacote de dinheiro, material de propaganda e uma lista de eleitores para pagar. Confessou tudo à PF, embora mais tarde tenha negado.


Nova oitiva deve ter testemunhas de João Alberto

O advogado Heli Dourado, da coligação "Maranhão-A Força do Povo", explicou ao blog porque achou "excelente" o TSE ter permitido que o vice-governador Luís Carlos Porto (PPS) tenha o direito de indicar mais seis testemunhas no processo de cassação do governador Jackson Lago (PDT).

Invocando os princípios da plausabilidade e proporcionalidade, espinha dorsal do estado democrático de direito, ele está solicitando ao TSE que também permita ao candidato a vice-governador João Alberto (PMDB) indicar seis testemunhas.

"Em Imperatriz, a gente só pôde arrolar uma testemunha da compra de votos. Agora poderemos arrolar outras. Serão mais provas conta o Jackson Lago", afirmou.

O pedido foi feito ao ministro Carlos Ayres Britto, que deve levá-lo ao Pleno do TSE. A nova oitiva deve acontecer em 30 dias.

Depois disso, voltam-se as vistas de novo para o TSE, sede do processo (o TRE foi apenas encarregado de ouvir as testemunhas). O julgamento do recurso contra a diplomação de Jackson deve ocorrer em agosto, no máximo em setembro.

Se Jackson for cassado, Roseana assume antes da eleição municipal de outubro. A versão de que teria que haver nova eleição do governador do Estado, divulgada no blogue do ex-governador José Reinaldo, não parece bem fundamentada.
.
Reproduzido do Blog do Jornalista Walter Rodrigues mais informações do Blog do jornalista Décio Sá

2 comentários:

  1. Quero e peço a DEUS que esse Maluco que tá GOVERNANDO O MARANHÃO" JACKSON LAGO" ,seja logo cassado pois ele só se junta com quem não presta é verdade ele veio aqui na minha cidade TIMON, e fez aliança com outro BANDIDO o ex- PREFEITO AQUI DE TIMON "CHICO LEITOA",
    ESSE governador vei aqui em TIMON e comprou muito votos para a eleição de LUCIANO LEITOA(FILHO DE CHICO LEITOA) SÓ que o povo não e BURRO de confiar em ladrões e eles se derão muito mal. o tema da campanha deles era "TIMON MAIS FORTE" SÓ SE FOSSE DE LADRÕES...
    SE DEU MAL GOVERNADOR...TIMON mostrou que é forte e não deixou que isso acontecesse...

    O POVO PODE ATÉ SER BURRO COMO VOCE FALA MAIS O POVO NÃO É CEGO!!!

    ResponderExcluir
  2. '' EI TÃO DOIDO....
    É DOIDO É DOIDO É DOIDO.....

    O BARCO ESTA AFUNDANDO PARA ESSE GOVERNADOR QUE NADA FEZ A NÃO SER ROUBAR, PULA PARA O LADO DE CA.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.