Pages

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Para oposição, não há governabilidade

Do jornal “O Estado do Maranhão”

O governador Jackson Lago (PDT) já não tem mais condições de governabilidade. Este é o entendimento da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, diante dos fatos que apontam a existência de uma quadrilha montada no Maranhão para desviar dinheiro público. De acordo com a oposição, “politizar o caso”, como o governador tentou, ontem, ao transformar em um comício a sua chegada a São Luís, “não vai adiantar nada”.

Para o deputado Max Barros (DEM), “o procedimento ético e correto do governador” seria se afastar para se defender. “Esta postura é defendida, inclusive, pelo senador Jefferson Perez, uma das reservas morais do PDT”, lembrou Barros, referindo-se à postura do senador amazonense, que pregou o afastamento do pedetista, ainda no ano passado, caso este fosse denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na avaliação do líder do Bloco de Oposição, Ricardo Murad (PMDB), está clara uma “absoluta ausência de condições de governabilidade” para Jackson Lago. “O coordenador financeiro do governo (Aziz Santos) está denunciado por corrupção; o irmão do governador (Wagner Lago), que representa o Estado em Brasília, também. Sem falar no próprio governador. Pela primeira vez na história do Maranhão, dois governadores (Jackson e José Reinaldo) foram formalmente denunciados da prática de vários crimes. Isso é uma vergonha para o Maranhão”, ressaltou Murad.

Imagem do Estado

Na mesma opinião da falta de condições morais e éticas para Jackson Lago governar discorreu o vice-líder oposicionista Chico Gomes (DEM). “São denúncias comprovadas, que comprometem a imagem do próprio estado. Tudo isso já provoca um clima de ingovernabilidade”, disse ele. Para o parlamentar, Jackson Lago comete ainda mais erros ao tentar politizar o caso, se fazendo de vítima e alegando perseguição política. “O clima de intranqüilidade política está posto no Maranhão. E o próprio povo maranhense está intranqüilo quanto ao futuro, diante de tantas denúncias”, ressaltou.

O deputado César Pires (DEM) argumentou que a estabilidade administrativa está comprometida. “O clima é tenso. O governo está sob suspeição e com futuro incerto. É difícil governar nessas condições”, avaliou. Para ele, a situação só tende a piorar com o encaminhamento da denúncia à Assembléia Legislativa. “Esta Casa terá que se posicionar, em algum momento. E o fará sabendo da sua responsabilidade para com o povo maranhense”, concluiu o democrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.