Pages

terça-feira, 8 de julho de 2008

Cassação de Jackson: TRE realiza audiência para ouvir Humberto Coutinho, Lourival Bogéa e mais 2


Por determinação do ministro Eros Grau, relator do processo de cassação do governador Jackson Lago (PDT) no TSE, o juiz Carlos Santana vai realizar nesta terça-feira nova audiência para ouvir as testemunhas que fugiram para não prestar depoimento no caso. Serão inquiridos o prefeito Humberto Coutinho (Caxias), o vereador João Menezes de Santana (João Lisboa), o jornalista Lourival Bogéa, e Margareth dos Santos Nogueira, filha do ex-prefeito Milton Gomes (Grajaú).

O pedido para a realização dessa nova audiência foi feito pelos advogados do governador. Ele alegou que as testemunhas não puderam comparecer às duas oitivas já realizadas, o que teria prejudicado sua defesa. O ministro só dispensou de depoimento o ex-governador José Reinaldo (PSB), que também não compareceu para prestar esclarecimentos mês passado. Eros Grau considerou que o ex-governador não esteve na oitiva porque não quis, conforme esclarecimento que ele fez em seu blog. Ele não era obrigado a participar da audiência.

As outras testemunhas ou fugiram ou alegaram doença. Em sua decisão, o ministro deixa claro que a partir dessa audiência estará encerrada de uma vez por todas a fase de instrução processual, o que significa dizer que o caso entrará na sua fase final.

Todas elas foram informadas da audiência por intermédio de citação. O jornalista Lourival Bogéa (na foto prá lá de Bagdá) teve de ser citado por hora certa porque não foi encontrado em sua residência e muito menos no local de trabalho. Neste tipo de citação, o oficial de justiça marca uma hora para entregar a notificação para a testemunha. No caso dela não estar no local determinado, é dada como citada.

Humberto Coutinho (na primeira foto de óculos escuros entre Jackson e Flávio Dino) e João Menezes chegaram a comparecer ao TRE em abril para a primeira audiência, mas fugiram do local orientados pelos advogados do governador. Na época, a equipe foi comandada pelo hoje candidato Flávio Dino (PCdoB), dispensado em seguida. O prefeito é acusado de desviar recursos de convênios estaduais para favorecer os candidatos da “Frente de Libertação do Maranhão” em Caxias.

João Menezes foi preso em Imperatriz pela PM e entregue à Polícia Federal (PF) com R$ 17 mil no dia da eleição tentando subornar pessoas para votar nos candidatos da “Frente”. Lourival Bogéa, que também não deve comparecer hoje ao depoimento, é acusado de receber recursos de um “Caixa 2″ do Governo do Estado para alugar o Jornal Pequeno a uma campanha de difamação contra a então candidata Roseana Sarney (hoje no PMDB).

Margareth dos Santos, que alegou problemas de coluna para não ir à audiência mês passado, teria desviado junto com o pai R$ 500 mil da Associação do Povoado Tanque (Grajaú) para os candidatos da coligação governista na cidade.
.
Reproduzido do Blog do jornalista Décio Sá
.
Postado por Idalgo Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.