Pages

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Procurador recebe denúncias contra o promotor de Coroatá



Ex-funcionário reafirma que membro do MP obteve benefícios da Prefeitura
.

O tratador de cavalos Walber Oliveira esteve ontem à tarde com o procurador Regional Eleitoral , José Leite Filho, para reafirmar todas as denúncias que fez em cartório contra o promotor da 8ª Zona Eleitoral de Coroatá, Zanony Passos. Na ocasião , ele apresentou cópias de contracheques que comprovam que ele era funcionário contratado pela prefeitura.
Acompanhado dos advogados da coligação “Unidos para a Vitória” (PMDB / PSDB / DEM / PP / PV / PTB / PSL / PSC), que teve a ex-deputada Teresa Murad (PMDB) como candidata a prefeita, Walber Oliveira contou ao procurador que foi recontratado pelo prefeito Luiz da Amovelar (PDT) apenas para ficar tratando dos cavalos do promotor em terreno de sua propriedade. A coligação vai ajuizar duas representações contra Zanony Passos: uma na Procuradoria Eleitoral e outra em instâncias do Ministério Público (MP).
O caso veio a tona neste fim de semana. As agremiações partidárias denunciam uma suposta “estreita ligação” entre o prefeito e o promotor, que já pediu seu afastamento do processo em que a Teresa Murad pede a cassação do pedetista pro compra de votos das eleições deste ano, Zanony Passos, alega por sua vez ter recebido ameaças de morte.
Segundo o tratador de cavalos, uma baia construída no terreno em que cuidava dos cavalos do promotor foi bancada pela Prefeitura de Coroatá. Luiz da Amovelar e Zanony Passos teriam participado de churrasco para comemorar a inauguração da obra.
Outra denúncia feita por Walber Oliveira contra o representante ministerial diz respeito ao desvio de 150 dormentes da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) apreendidos em uma operação contra o uso ilegal de madeira. Segundo o tratador de cavalos, o promotor mandou transferir os dormentes em um caminhão baú para uma chácara de sua propriedade no povoado Iguaíba, em Paço do Lumiar. A madeira foi transformada em cerca do imóvel.

DEFESA
O promotor tem evitado comentar as denúncias como estratégia de defesa. Ele disse no fim de semana que iria “tomar providências” em relação ao caso. No entanto, no ofício em que pede sua suspeição no processo que Teresa Murad move contra Luiz da Amovelar, ele diz estar recebendo ameaças de mortes.
Zanony Passos anexa ao documento uma carta de um suposto pistoleiro e comenta boatos que circulam em Coroatá de que ele e a juíza eleitoral da cidade teriam recebido R$ 1 milhão para favorecer o pedetista na campanha eleitoral. Afirma ainda que vem atuando há mas de 10 anos no município, inclusive em várias eleições, sem nunca ter sido argüida sua suspeição nos processos em que atuou.
.
Reproduzido do jornal “O Estado do Maranhão” de 21/10/2008 – pg. 02
.
Postado por Idalgo Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.