Pages

quarta-feira, 4 de março de 2009

A Justiça fez justiça

O Tribunal Superior Eleitoral fez ontem justiça e corrigiu um dos maiores absurdos da histórica política do Brasil ao cassar o diploma de governador dado ao sr. Jackson Lago e o de vice-governador entregue ao sr. Luiz Porto. E, no bojo do seu posicionamento maior, decidiu que o diploma de governador será entregue à senadora Roseana Sarney e o de vice-governador ao ex-senador João Alberto de Souza.

Com o julgamento – que certamente entrará para a História -, a mais alta Corte Eleitoral do recolocou nos trilhos o norte político do Maranhão, interrompendo de vez o curso de um processo de deterioração política e administrativa do Estado, iniciado na gestão do sr. José Reinaldo Tavares, sem dúvida protagonista maior de todos os vexames a que o Maranhão vem sendo submetido desde que esse grupo se formou.

O TSE acolheu a denúncia de abuso de poder político e uso eleitoreiro da máquina pública como lastro para decidir pela cassação. Os ministros mantiveram a serenidade, avaliaram detidamente as provas levantadas, discordaram em relação a várias delas, negaram acatamento a outras, mas no geral concluíram que o processo eleitoral de 2006 foi de fato contaminado pela irresponsabilidade pessoal e política do sr. José Reinaldo Tavares, que usou de todos os meios ilícitos para influenciar na vontade do eleitorado usando estrutura e recursos do governo, numa verdadeira afronta às leis e à sociedade.

Os advogados do sr. Jackson Lago tentaram convencer o TSE de que o então candidato do PDT não participou do esquema nem foi por ele beneficiado, mas as provas foram tão fortes, que eles não conseguiram comover o tribunal em sentido contrário. Como último recurso, tentaram alterar o andamento normal do processo sugerindo eleição indireta, mas mais uma vez a maioria foi taxativa e firme no respeito às leis em vigor, determinando, como manda a regra, que o governo será assumido pela senadora Roseana Sarney, tendo o ex-senador João Alberto de Souza como vice.

A decisão de ontem só será consumada após a chicana recursal que será deflagrada nas próximas horas pelos advogados de defesa, o que também significará uma sobrevida ao mandatário já cassado. A investida recursal foi anunciada ontem pelo próprio sr. Jackson Lago, que pretende “reverter” a decisão não se sabe com quais argumentos.

O fato é que a Justiça Eleitoral fez justiça e deu um basta na falsa “libertação”, devolvendo aos maranhenses a verdade absoluta do processo eleitoral de 2006.
.
Texto: Editorial do jornal “O Estado do Maranhão” de 04/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.