Pages

terça-feira, 3 de março de 2009

TSE deve retomar julgamento de Jackson Lago na sessão de hoje

PERTENCE DIZ QUE A CASSAÇÃO É INEVITÁVEL; REZECK ACUSA TRIBUNAL DE GOLPE
.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará na sessão de hoje à noite o julgamento do processo em que a coligação “Maranhão - A Força do Povo” pede a cassação dos mandatos do governador Jackson Lago (PDT) e do vice Luiz Porto (PPS). A sessão deverá ser marcada pelo embate entre dois dos principais ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Francisco Rezeck e Sepúlveda Pertence. Eles farão sustentações orais para defender as teses já apresentadas aos membros do TSE por meio de memoriais - espécies de resumos, com os principais dados do processo.
Jackson Lago é acusado de ter usado a máquina administrativa do governo em seu favor, além de compra de votos e abuso do poder econômico nas eleições de 2006. O processo começou a ser julgado em 18 de dezembro de 2008 e já tem parecer do Ministério Público e o voto do relator, ambos favoráveis à cassação.
Uma série de protelações, no entanto, tem impedido a continuação do julgamento, que deve, finalmente, ocorrer hoje, após três adiamentos consecutivos.
Após dois adiamentos em fevereiro, o TSE deve retomar o julgamento hoje com o voto do ministro Félix Fischer, que havia pedido vista para melhor examinar o processo. O gabinete do ministro já confirmou que ele levará seu voto ao plenário na sessão, com início previsto para as 19h.
.
DEFESA
Líder da banca que tenta defender Jackson Lago, Francisco Rezeck insiste na tese de que o pedido de cassação é “uma tentativa de golpe pela via Judiciária”, idéia já defendida em sua sustentação oral, em 18 de dezembro.
Ele acusa o Ministério Público Eleitoral de acelerar a tramitação do processo na Procuradoria e diz que o parecer ministerial está contaminado por contradições e equívocos jurídicos. “É inconsistente a tese de que o então governador José Reinaldo (PSB) praticou abuso de poder em favor de três candidatos que então competiam com sua antiga aliada: Jackson Lago, Edson Vidigal e Aderson Lago”, resumiu. Diante da consistência das provas contra o governador maranhense, no entanto, a defesa já tem um plano B para a hipótese de cassação: em outro memorial, tenta convencer os ministros do TSE de que, cassando Jackson, deve ser feita nova eleição no estado.
Esta tese já foi afastada durante o julgamento de caso parecido, referente ao estado da Paraíba, quando, após cassar o governador eleito em 2006, foi determinada a posse do segundo colocado naquele pleito.
Dias depois, o STF confirmou a decisão do TSE.
.
Texto reproduzido do jornal “O Estado do Maranhão” de 03/03/2009

12 comentários:

  1. E profundamente desagradavel ver isto acontecendo em nosso estado os homens que os govenam tentam tira proveito de todas as formas do meio politico. perdem eleições e tentam tirar os vencedores seja la de que forma for atraves de justiça tapetão.
    Fico a pensan se fosse eu um politico apos perde uma eleição tentaria encontrar uma resposta para minha derrota, procurar saber onde errei o que fiz para ser rejeitado pelo voto dos cidadões.
    Ai sim corrigiria meus erros e tentaria convecer a população de que seria merecedor de sua comfiança, jamias tentaria derrubat alguem pois sabe-se que a vontade do povo e soberama mesmo que achemos esta vontade erronia.
    Pensso assim.

    ResponderExcluir
  2. Os derrotados de Coroatá estão torcendo pela derrota do jackson, querem ter um pouco de esperança na volta dos Murads, Trovões, apostam tudo que se Rosengana assumir tira o luis do cargo como se fosse tão facil e pratico assim, esquecem-se que perderam por 3.276 votos e que este que deram a vitoria ao atual prefeito, os rejeitaram... seria bom se fose facil assim.ahhhahhhhhah

    ResponderExcluir
  3. O maranhão aguarda impaciente pelo desfecho deste julgamento.Que Deus ilumine a consciencia dos ministros que julgarão o resultado da maior fraude eleitoral ocorrida em 2006 no maranhão.Com provas absurdamente robustas e infinitamente maiores que as que cassaram o mandato do governador da Paraiba,hoje a noite teremos o "Paredão do TSE " onde certamente dois sairão do palácio dos leões.

    ResponderExcluir
  4. Se um julgamento no TSE esta sendo comparado a um paredão de big brother, precisamos rever nossos conceitos, e pena que alguem pensse assim.

    ResponderExcluir
  5. Se um julgamento no TSE esta sendo comparado a um paredão de big brother, precisamos rever nossos conceitos, e pena que alguem pensse assim.

    ResponderExcluir
  6. Seria muito bom se todos os perdedores admitessem suas derrotas pois e nela que rever os erros e acertos, acusar os advessarios de fraudes etc... e colocar para os outros sua incompetencia.
    estamos em pleno seculo XXI, onde a população do brasil e do mundo quer ver de politicos e trabalho sinceridadde e lirberdade, infelizmente em nossa coroatá na camara o que se ver e baixarias, pessoas discutindo poblenas particulares e etc..., pograma de televisão tem que ser educativo pois o povo não aceita mais provocações , esculhanbações, acusações e etc... tirem proveito de um canal de televisão para esclarecer, se tem alguma coisa de errado fale e tente explicar ao povo não xiguem nem esculhanbem os advessarios pois que esta assistindo ou ouvindo se incomoda com isso.a educação e a mola do mundo!!

    ResponderExcluir
  7. O jackson nessa foto tá parecendo um defunto com as mãos no peito.
    será que o veío já morreu e esqueceram de enterrar ???????????????????????????

    ResponderExcluir
  8. Allyb(babá),vc gostou do resultado do "PAREDÃO DO TSE" ? A justiça tarda mais não falha,parabéns aos ministros do tse por reconhecerem embora tardiamente, que este governo era ilegal e que deve assumir quem realmente ganhou de fato as eleições do Maranhão em 2006.Agora é esperar o velho espernear um pouco e aguardar a posse da Guerreira.

    ResponderExcluir
  9. Esta guerreira que voce fala anonimo, e aquela que de tão ruim o Cancer esta comendo aos poucos.pagando o mal qua sempre fez ao povo do maranhão

    ResponderExcluir
  10. Allyb(babá) e os doze ladrões quebraram a cara. Ora caros colegas, vejam que tipo de gente protege o Velho Ateu, pessoas sem conhecimento algum (vejam só a grafia). Por gente assim deter o direito do voto é que nós, coroataenses estamos na situação que estamos (que os diga os habitantes do Marajá e Ave. Central). Gente assim é que eles querem, para aproveitarem da inércia, do desconhecimento, da ausência especulativa e crítica ou seja analfabeto político e lingüistico de pai e mãe. Imagino uma pessoa dessa na frente da TV na hora do julgamento, não entenderia patavinas - a não ser por um intérprete de culta para coloquial, ou melhor, ralé... Ah! Eles comentam o blog do caríssimo Idalgo, pela ausência de algum deles ter sapiência e bom caráter para escrever...

    ResponderExcluir
  11. Seu nome ja diz tudo voce de fato e um lendario que vive de lendas, do passado triste deve ser mais um daqueles que acriditam que os Murads ainda chegaram ao poder ( viva so de lendas mesmo)heehhheh

    ResponderExcluir
  12. len.dá.rio
    adj (lenda+ário1) 1 Que diz respeito a lenda ou com ela se relaciona. 2 De quem todos falam. 3 Que só existe na imaginação. 4 Fantástico.
    Fonte: Dicionário Michaelis.
    Viu só, Allyb(babaca) ou Allyb(babão)? Lendário, é também "De quem todos falam" ou ainda Fantástico, lhe traria ótimos benefícios consultar mais esse livrinho que chamamos "Dicionário" ou talvez uma gramática, mas meu conselho mesmo, é que você retorne a uma sala de aula, pois o mais básico, que seria falar e/ou escrever você não aprendeu, mas não me surpreenderia você ser eleito vereador ou até prefeito por um bando de desinformados como você, que acreditam piamente em tudo que os Doze Ladrões falam. Vai pesquisar, vai estudar, vai procurar algo para passar seu tempo, pois de política você não entende nada. A propósito lendas não são coisas passadas como você sugere, viu? E não "acridito", mas ACREDITO que alguém moralmente governe esse município mesmo. Ah! No senteido que você conhece, sabe quais as lendas prediletas do Lendário?
    - Projeto de reestruturação do Morro Machado (tipo casa de ET); construção de 800 casas populares; UEMA em Coroatá. E as Melhores:
    - Ponte de concreto sobre o Igarapé Grande (nem a de madeira foi); Ave. Central-Tresidela (assim que terminasse a política, lembra?); Obras das Praças Públicas; Poços fantasmas (dois projetos pra um). Um cordial abraço e passar bem, siga meus conselhos e leia mais...
    Seu amigo:
    Lendário
    (De quem todos falam).

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.