Pages

domingo, 26 de abril de 2009

Ricardo e Helena: “dando sangue” pela saúde do MA


.
Eles são primos, mas estavam afastados por causa da política. Ela foi secretária de Saúde do ex-governador José Reinaldo Tavares(PSB). Ele teve denunciá-la várias vezes por causa dos convênios eleitoreiros fechados em 2006. Um deles ficou famoso: o do povoado Tanque em Grajaú. Ela teve de prestar depoimento como testemunha no processo de cassação do governador Jackson Lago, que perdeu o mandato. O marido dela, o ex-quarto suplente Afonso Manoel (PSB), ocupou a Tribuna da Assembleia naquele ano eleitoral para dizer que era “preciso dar sangue para derrotar Roseana”. Conseguiu não só derrotá-la, mas se eleger o deputado mais votado do Maranhão. Dois anos depois ela se elegeu vice-prefeita de São Luís.

Tudo isso, no entanto, ficou para trás. Coisas da política. Na última sexta-feira Ricardo Murad, secretário estadual de Saúde, e Helena Dualibe, sua prima secretária municipal de Saúde, firmaram um pacto para salvar a população do descaso porque passa o setor. As três últimas gestões na capital e a última estadual foram de médicos: Jackson Lago e Tadeu Palácio, hoje secretário de Turismo.

O objetivo é em 90 dias tirar a saúde do estado da UTI. Para isso serão firmadas parcerias com a iniciativa privada, terceiro setor, profissionais da área e a sociedade em geral. Uma das metas é desafogar os Socorrões. Para isso serão usados os leitos ociosos da Santa Casa para pacientes crônicos. Após reforma, o Hospital do Ipem será referência na alta complexidade e até no tratamento de câncer.

Contatos estão sendo feitos para que o Hospital da Unimed, na Cohab, seja a referência na traumatologia e ortopedia. O PAM Diamante funcionará mais na parte ambulatorial e o Hospital Geral também entrará nesse esforço concentrado. Uma comissão de técnicos das duas pastas foi criada para em 15 dias apresentar um relatório a ser colocado em prática imediatamente.

“Começamos um bom programa, um bom entendimento. A saúde é prioridade da governadora Roseana Sarney que quer respostas. Quer andar na rua e ouvir o povo dizer que melhorou. Vamos acabar com os gargalos, filas de cirurgia que nunca se realizam, de exames de alta complexidade e de ortopedia”, diz Ricardo Murad. “O objetivo é fazer um choque de gestão. O Estado e o Município estão de mãos dadas para resolver todas essas questões”, diz Helena Maria, como é chamada pelo primo.

Tudo, agora, na santa paz de Deus!

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão
Do Blog do jornalista Décio Sá

10 comentários:

  1. ESSE É O MARANHÃO RETRATADO NOS ULTIMOS DIAS PELA VEJA.
    MARANHÃO DO MISÉRIA E DA FARRA.
    AINDA VEM ESTE HOMEM FALAR DE BRIGAS DO BUNECO DE OLINDA COM OS PARENTES DELE, MEU DEUS É O FIM, SERÁ Q ESTE TAL BUNECO DE OLINDA TEM AO MENOS O ENSINO FUNDAMENTAL PARA FICAR NO POSTO DA SAÙDE?
    ISSO SÓ PODERIA ACONTECER NO GOVERNO DA BRANCA, ESSA É UMA TERRA CHAMADA MARANHÃO, TENHO PENA.

    ResponderExcluir
  2. A revista Veja,em matéria paga por politicos do PDT e PSDB,falou que o Maranhão é um Estado de miséria por culpa de José Sarney.Nos últimos dias antes da queda,Jackson Lago diz que o Maranhão é rico.Quem diabos está mentindo ? Quanto á indicação do Dep. Ricardo Murad para o cargo de Sec de Saúde,há que se admitir que ele é um ótimo administrador e certamente irá curar a saúde do Maranhão. Senão vejamos :São Luis foi administrada nos ultimos 15 anos por dois MÉDICOS (Jackson Lago e Tadeu Palácio)e nos dois anos passados, o Estado do Maranhão foi governado pelo MÉDICO Jackson Lago e o que vimos em São Luis e em todo o Estado do Maranhão foi o caos na saúde.Portanto,acredito que o Dep Ricardo Murad que é um bom administrador irá fazer um excelente trabalho á frente da Secretaria de Saúde do Estado.

    ResponderExcluir
  3. O Otario do Dr.Hollyood prescisa ler para falar algima coisa do Dr. Jackson Lago, leia a materia da veja primeiro depois comente, antes de abrir a boca e falar besteiras.

    ResponderExcluir
  4. ô deputado porque não viestes aqui nesta cheia,mais na eleição viras né? te esperamos!

    ResponderExcluir
  5. Ricardo não precisa do diploma de medicina para provar como se administra! A Roseana deu-lhe a Secretaria de Saúde, a pasta mais importante do governo, porque ela confia na capacidade dele! Ricardo não vai fazer suturas e nem cirurgia em ninguém. Ele vai mostrar ao diplomado Jackson como tratar da saúde do Estado!
    Do que adiantou o diploma de medicina do Dr. Jackson????? De merda nenhuma.! Ele acabou com a nossa saúde. Ou melhor, com tudo no Maranhão! Isso em apenas 2 anos. Ufa, até que enfim a Roseana assumiu o comando do Maranhão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. E bem verdade que om pessoal sertão não precisara mais ir ate são luis para o Socorrão pois em presidente Dutra tem um , quem fez? dr. Jackson

    ResponderExcluir
  7. Eu to aqui em defesa da secretaria da fofoca. A secretaria e um órgão de baixar a língua em todo mundo não o que estão falando ai nesses dois canais de tv, nos não precisamos de defesas de vocês, baixamos a língua em todos vçs ou vçs querem tomar nossa secretaria por que vçs estão pior do agente...............

    ResponderExcluir
  8. "Observador", além de falar mal de Zé Sarney,a revista Veja falou que a maior obra do Dr Jackassado Lago,foi empregar 23 parentes seus.O cretino comentarista "Observador",está sentindo a falta do Dep.Ricardo Murad neste periodo de enchentes ? esta é uma das diferenças entre o Deputado e o teu chefe Movelar,O secretário de Saúde já enviou o mais importante que é o envio de técnicos da defesa civil e a ajuda em mantimentos para ajudar os desabrigados.Ricardo Murad não é igual ao teu chefe maior que faz politicagens até em velório.Ricardo Murad tem muitos admiradores,uns que o admiram como um Deus,outros que o admiram como o Diabo.Confessa ai vai,vcs estão morrendo de saudades do Deputado não estão?

    ResponderExcluir
  9. Esse Dr.Hollyood é um idiota completo. Quando a revista Veja critica jackson ou seu grupó, vocês se vale dela para sua politicagem, quando critica Sarney foi materia comprada pelo o Jackson ou Serra.Eu nunca vi um imbercl tão completo como esse Dr.Hollyood. "Dr. Jackson entrou no Palacio dos Leoes por mais de 1,3 milhoes de voto a sua chefe Usupadora por 5 ou 7 votos de ministros agora sim comprado"

    ResponderExcluir
  10. Dr. Holyyw
    adorei sua colocação ue o deputado madandou tecnicos, sabe porque ela ja tem varios seguidores que conseguirá votos para ele, em Pedreiras ele foi porque precisa melhora seu colegio eleitoral, tem mais ele exigiu a saúde porque pretende ser reeleito e presidir a camara, vc é aliado dele e nao conhece seu proprio lider, deixe de ser besta vc é mais um escolhido pelo deputado para servir de modelque de recado, espere para ver o que estou te falando, estamos com saudade dele sim porque ele teve muitos votos aki e nunca veio agradecer simplemente isso, olha para car de cada um Coroataense que deu seu voto para ele e visitar os bairros alagados, defesa civil é obrigação carisma e aconchego é que o povo precisa do deputado que somente queria vim aki para fazer festa da posse da Governadora para distribuir cerveja como a naturena proibiu ele usa o recurso da saude indevido com cerveja desabrigou algumas familias e ele ficou com vergonha de vim aki sem cumprir o que ele disse que só voltaria aki para fazer a posse da festa cuidado com esse homem ele esta com sede do herario publico, espero que ele te ajude meu caro abestado

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.