Pages

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cosems: “máfia do SUS” não quer largar o osso


Desde que o secretário Ricardo Murad (Saúde) divulgou os valores que cada município recebe do SUS, os prefeitos estão indignados. Como já divulgado aqui (reveja), os governos Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo (PSB) favoreciam os administradores municipais alinhados politicamente a suas administrações alocando mais e mais dinheiro visando sempre as próximas eleições. A distribuição desses valores é feita em consenso pela secretaria e pelo Cosems (Conselho Municipal de Secretários de Saúde).
O conselho funciona no Maranhão como uma verdadeira máfia. Suas reuniões são praticamente secretas. Sua diretoria foi eleita em pleito do qual participaram apenas 65 secretários municipais, de um total de 217. Então secretária de Saúde de São Luís, a vice-prefeita Helena Duailibe (PSB), após exonerada do cargo pelo prefeito João Castelo (PSDB), passou o comando da entidade para o vice-presidente Lilio Guêga, conhecido carnavalesco da Madre Deus. Ele é mantido no posto pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Maranhão (Famem), Raimundo Lisboa (Bacabal).
Diante de toda essa situação vários prefeitos e seus secretários têm procurado a sede da entidade no Retiro Natal, mas dificilmente são atendidos. Apesar de serem membros natos, eles querem se inscrever formalmente no Cosems para forçar a realização de uma assembleia-geral visando rediscutir o repasse dos recursos. São milhões e milhões de reais em jogo.
No entanto, prefeitos e secretários têm batido com a cara na porta (foto). A entidade só está funcionando às terças e quintas. Os gestores alegam estarem sendo maltrados pelos funcionários identificados por Anselmo e Adalto. Cada dia é exigido um documento diferente para dificultar o cadastramento. Muitos pretendem recorrer à Justiça para resolver a situação.
É a “máfia do SUS” não querendo largar o osso.
.
Do blog do jornalista Décio Sá

Um comentário:

  1. Sr Idalgo,a fome de corrupção de nossa quadrilha amovelar vai de roubar dinheiro para construção de pontes,praças e estradas, até o dinheiro destinado a remédios e colchas de camas dos pacientes de hospitais.Nós não conseguimos controlar esta fome voraz em roubar dinheiro público.Por isto,somos os melhores.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.