Pages

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Deputados chamam de “máfia” a atuação da Comissão Bipartite na Saúde do Maranhão

Os deputados estaduais debatem na Assembléia Legislativa a atuação da Comissão Bipartite na definição da aplicação dos recursos da Saúde no Maranhão. De acordo Joaquim Haickel (PMDB), “é preciso acabar com a máfia da Comissão Bipartite”.

Na avaliação do presidente da Casa, Marcelo Tavares (PSB), “pode até ser uma máfia, mas uma máfia por onde já passou muita gente”.

A Comissão Bipartite é formada por representantes do Estado e dos municípios, e define a aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde.

Para Joaquim Haickel, há manipulação na aplicação destes recursos.

O debate na Assembléi foi motivado por um documetno divuglado pela Secretara de Saúde. O documento intintulado “SES abre a Caixa-Preta do SUS”. De acordo com o documento, não há critérios na aplicação dos recursos, o que favorece apenas prefeitos aliados aos “donos” da Bipartite.

Um, exemplo: Coroatá, com 62.442 habitantes, recebe, mensalmente, R$ 1.319.967,52. São José de Ribamar, que tem 135.821 habitantes, ou três vezes mais, recebe quase três vezes menos, ou R$ 497.600,21.

- Os números atestam graves disparidades e comprovam a manipulação política na distribuiçãodos recursos destinados à assistência da população - diz o documento da Secretaria de Saúde.

O debate movimentou a Assembléia Legislativa nesta manhã, mexendo, sobretudo, com parlamentares ligados à área médica e aos hospitais.

Foto: Lílio Guega preside o Cosems, que comanda a Comissão Bipartite

Do Blog do jornalista Marcos D’Eça

3 comentários:

  1. Deve ser por isso que o secretário de saúde de Coroatá Luis Junior tá tão gordinho e rechonchudo e para diminuir o excesso de grana, digo, obesidade teve que fazer uma cirugia de redução de stomago no São Domingos, particular. Os caras estão nadando em grana, muita grana.

    ResponderExcluir
  2. Idalgo,é um absurdo o fato da saúde de Coroatá receber tanto dinheiro e o HCC não possuir entre outras coisas,nem ao menos colchas para cobrir as camas dos pacientes.
    Há que se punir este bando de ladrões de dinheiro publico e principalmente, sendo dinheiro da SAÙDE, que atinge diretamente a VIDA das pessoas de Coroatá.
    Se a porcaria deste país, tivesse uma justiça séria e atuante, isto certamente não aconteceria.Faz muito bem o Secretario de Saude Ricardo Murad,em divulgar todas as falcatruas do governo anterior, que impiedosamente montou uma quadrilha de especialistas,apenas para roubar o dinheiro do povo do Maranhão.E isto não é exclusivo da sec.de saúde,os desvios aconteceram em TODOS os setores da administração do Governo Jackson Lago e há que existir uma severa punição a todos estes malfeitores.Bando de ladrões!

    ResponderExcluir
  3. Roubar dinheiro da saúde deveria ser considerado pela lei deste país,como crime hediondo.Após mais este crime,apenas chibatadas em praça publica nas costas deste prefeito corrupto,já não é o bastante.Mas,a minha chibata já está de molho dentro do óleo de peróba, que é para a chibatada ficar mais bacana.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.