Pages

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Central de Informações de Saúde é lançada no Maranhão


O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, esteve reunido nessa sexta-feira (28), com prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o Maranhão. O objetivo foi discutir as mudanças no sistema de saúde do estado, que já vem sendo delineadas desde que o início da nova gestão.

Entre os pontos discutidos está a criação da Central de Informações de Saúde (CIS), instrumento que visa gerar informações para tomada de decisões em nível estratégico, tático e operacional. O CIS vai fornecer aos tomadores de decisão subsídios sobre tudo que acontece na Saúde do Maranhão.

As principais características do CIS são: informação em sistema interligado, gestão da informação em todos os níveis, autonomia das diversas instâncias de gestão para inserção de dados e conteúdos, incentivo à produção de conhecimento local - tanto em questões referentes à saúde em nível municipal como ao desenvolvimento de sistemas melhores de informática.

Os municípios precisarão comprovar a produtividade para manter ou melhorar o seu desempenho na tabela do SUS. Com a gestão plena de saúde serão todos avaliados por uma controladoria, a cada três meses. Já nos casos em que a gestão é estadual, da atenção básica, a avaliação será semestral.

"Criamos uma controladoria que vai fiscalizar a aplicação dos recursos, vamos cobrar de todos os atores o que foi pactuado, desde a Atenção Básica até a alta complexidade", assinalou Murad.

Na nova metodologia de repasse de recursos, permanecerão inalteradas as transferências para os municípios que comprovarem uma cobertura de 85% nos procedimentos pactuados. Já as cidades que conseguirem ultrapassar a meta de atendimento de 90% estarão aptas a pleitear novo aporte financeiro do SUS.

A redução de 10% nos valores da tabela atingirá aqueles que comprovarem produtividade entre 70% e 85%, enquanto que os municípios que ficarem com percentuais entre 60% e 70% perdem 15%, e entre 50% e 60%, perdem 20%. As cidades cujas metas não alcançarem a casa dos 50% deverão sofrer uma intervenção para investigar o descumprimento das metas programadas.

Do Blog
Metendo o Bedelho

2 comentários:

  1. Há que se elogiar o Sec.de Saúde Ricardo Murad,por tomar iniciativas como esta na criação desta central de informações.
    Quem ganha com atitudes como esta do Sec.Ricardo Murad,é a população que terá um melhor atendimento e enfim, uma fiscalização mais eficiente das verbas do SUS. E quem perde, são os prefeitos e sec.municipais que adoram roubar e fazer politicagens com o dinheiro de verbas da saúde que seriam destinados á cura de seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Sec. Ricardo Murad,por essa brilhante idéia! Só assim, os benditos postos de saúde do município de Coroatá, tão alardeados pelos comparsas do prefeito,(mas que não dispõem de médicos),passarão a atender a poulação que os procura.Esperamos que com essa medida,os enfermeiros que vivem se passando por médicos, consultando e receitando medicamentos nos referidos postos, sejam substituidos por médicos.Chega de brincarem com a saúde do povo.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.