Pages

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dalits... Intocáveis: os novos ricos de Coroatá!!!

A exemplo da Índia, uma nova classe social surge em Coroatá. Mas, não é para menos, não é? Quem não tinha nada, hoje tem! Quem pedalava uma ‘bike’, agora dirige um carrão ‘top de linha’, uma moto de ‘250cc!’. Quem morava num barraco, agora tem mansão! Quem não tinha onde ficar, para se hospedar fora de Coroatá... Comprou uma casa, duas casas ou um apartamento em qualquer cidade, longe daqui... Quem não tinha condições de ter lazer; adquiriu sítios, fazendas ou realiza viagens de turismo! Quem trabalhava aqui, simplesmente consta na folha de pagamento da prefeitura recebendo pelo caixa dois... Montou empresas noutras cidades. E por aí vai... Nestes últimos cinco anos, muita coisa mudou abaixo dos céus de Coroatá. O dinheiro público está nas mãos de poucos, e a miséria absoluta exteriorizada, vista pelos olhos esbugalhados da fome, que assistem a essa contenda de quem leva a maior parte do dinheiro. É um tal de toma lá-dá-cá infernal, mas parece uma peleja do Diabo com o Primo-irmão-sobrinho de Satanás! Nesse banquete todos estão sentados em volta à mesa, que logo em breve estará vazia. É aquela história do gato zangado que mia sem parar, quando o leite acaba! E quando o pires de leite secar... E agora, como vai ficar seu Luís? A luz apagou! O gás terminou! Falta gasolina! A prestação atrasou! Enfim, Carlos Drumond de Andrade, o poeta pós-moderno retrata o lado concreto, ao escrever de forma surreal o auto-retrato do personagem José, que pensava ter de forma eterna a riqueza alusiva que não possuía. E hoje, vivida por alguns ‘dalits’ ou ‘intocáveis’ de Coroatá! A poesia: “E agora, José?” É atualíssima, e serve de reflexão para aqueles incautos, subservientes e insolentes que pensam empachar a Justiça e a consciência coletiva do povo de Coroatá.

2 comentários:

  1. ´Não é dsesejar o mal...a eles e sim desejar o bem a população, pois existe o ditado quem faz boa cama nela se deita. pois eu creio na justiça divina e no proverbio: quem planta colhe. quem planta o bem colherará o bem e quem plantas o mal o mal colherás.

    ResponderExcluir
  2. "METÁSTASE CORRUPTIVA"


    Não questiono o enriquecimento "mágico" das pessoas ligadas ao grupo movelar,mas infelizmente o que se vê por trás de tanta riqueza,são crianças,idosos e gestantes mortas por falta de medicamentos adequados,soro fisiologico e principalmente um bom atendimento médico inexistente nos hospitais de Coroatá.Portanto o crescimento turbinado dos patrimonios do Diretor do Hcc e do Secretário de Saúde do Municipio contrasta com a péssima saúde Coroataense.
    Que comprem carros,motos,casas e enfim,que enriqueçam,mas é inadmissivel que façam isto com o dinheiro destinado á saúde de seres humanos e com o dinheiro destinado á construção de ruas, pontes,praças,estradas e poços artezianos.
    Que construam hotéis,mansões,fazendas e depósitos de gás,mas que respeitem o sofrimento do povo Coroataense.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.