Pages

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Plenário do Conselho de Ética arquiva todas as acusações contra Sarney


Oposição pretende recorrer ao plenário da Casa. Governista argumentam que não é regimental.
.
Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília
.
O plenário do Conselho de Ética arquivou nesta quarta-feira (19) 11 ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-AP), já havia rejeitado as denúncias, mas houve recurso ao plenário do colegiado. A oposição pretende agora recorrer ao plenário, mas os governistas argumentam que este recurso não está previsto no regimento. Com apoio de senadores de PMDB, PTB, PT e PC do B, foram rejeitadas três representações assinadas pelo PSDB, duas feitas pelo PSOL, quatro denúncias do líder tucano Arthur Virgílio e duas outras denúncias assinadas por Virgílio em parceria com Cristovam Buarque (PDT-DF).
.
As acusações tratam dos atos secretos e de uma gravação que ligaria Sarney a uma dessas decisões não publicadas, de supostas irregularidades na Fundação Sarney, de negócios de um neto do presidente do Senado com crédito consignado, de uma mansão que Sarney teria omitido de sua declaração à justiça eleitoral, de um assessor que teria usado o prestígio junto à Polícia Federal para obter informações privilegiadas para Fernando Sarney e da suposta ocultação de terras pelo presidente do Senado para não pagar tributo. Todas elas foram arquivadas pelo presidente do Conselho. O principal argumento é que as acusações se baseavam em reportagens jornalísticas. Houve questionamento também sobre a legalidade das provas apresentadas, como a gravação, que faz parte de um processo que corre em segredo de justiça. Na sessão, os senadores do PT eram visto como “fiel da balança” e decidiram o jogo a favor de Sarney. Em nota, o presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), já havia pedido que os representantes do PT votassem pelo arquivamento das ações.

O líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante (SP), por sua vez, defendia posição contrária. Ele chegou a defender no próprio plenário do Conselho a abertura de investigações sobre os atos secretos. A posição do PT foi criticada pela oposição. Para o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), a argumentação de Berzoini de que o partido ofereceu alternativa ao lançar Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado contra Sarney não justifica a postura a favor do peemedebista agora. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) chegou a dizer que o PT fazia "falso moralismo" em relação ao Senado.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) foi outro a criticar o PT. Ele destacou o fato dos votos pró-Sarney acontecerem
no dia em que a senadora Marina Silva (AC) deixou o partido. “Hoje é o dia em que o PT abraça o Sarney e o Collor e a senadora Marina sai. Qual deles representa mais a origem do PT? Triste dia esse para o PT."A prévia da decisão já foi anunciada pela votação de requerimentos que pediam a análise em bloco das denúncias e das representações contra Sarney. Os aliados do presidente do Senado venceram esta disputa. Na primeira votação foi 8 a 7 a favor da votação das denúncias em globo. Na segunda, com a presença da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o placar foi o de 9 a 6, com todos os três votos do PT pró-Sarney. O arquivamento no Conselho, no entanto, não deve encerrar a polêmica. A oposição pretende recorrer ao plenário para que os processos sejam abertos. Os governistas, no entanto, argumentam que o regimento não permite este novo recurso.
.
Portal G1

3 comentários:

  1. Pois Gostei esse Homem merece ai nosso estado sem esse politico que não cala a boca para o errado!!!!parabens vem logo a coroatá deputado

    ResponderExcluir
  2. Movimento Fica Sarney20 de agosto de 2009 às 07:40

    Não seriam apenas denuncias em recortes de jornais sulistas preconceituosos,reportagens forjadas da tv Globo e a vontade de alguns senadores golpistas que fariam com que acontecesse a cassação do Maranhense que possui a maior historia politica deste Estado.
    O Presidente do Senado,ao vencer a maior campanha midiatica desde a queda de Fernando Collor,derrotou de uma só vez : a imprensa preconceituosa,senadores golpistas e principalmente os balaios viuvas de Jackson Lago.
    Como diria Fernando Collor : "ENGULAM E DIGIRAM" mais essa derrota.

    ResponderExcluir
  3. seria muito bom se o ZÉ tivesse vencido só os antes sarneys nos bastidores do poder, melhor ainda se só tivesse vencido tambem os balaios aqui do maranhão...no entanto não foi só esses ele conseguiu passar a perna assim como os braços em todos nós aqui do estado do maranhão, que ficamos durante anos com a cara de ótarios vendo o bonde com toda a familharada do sarney passando e muitissimo bem..o ótario ai de cima de tão ótario que é, ainda não se tocou da rasteira que levou,é tão burro que não viu a sua propria queda, tem um velho ditado que ilustra esse episódio muito bem e que cabe direitinho como uma bela carapuça pra o puxa saco ai de cima ( chapeu de matuto é marreta ) !!!! acorda coroatá

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.