Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Filiações redesenham quadro político no MA

Governadora sai fortalecida em todo o estado do processo de troca-troca partidário; os ex-governadores Jackson Lago e José Reinaldo perdem aliados para próximo pleito

Ogrupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) alcançou a maioria absoluta na Assembléia Legislativa, repatriou prefeitos e ex-prefeitos que haviam tomado outros rumos em 2006, garantiu a densidade eleitoral a todos os partidos de sua base e chegou como vencedor ao fim do período de troca-troca partidário, considerado o primeiro round das eleições de 2010. Os ex-governadores Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo Tavares perderam aliados. Tavares viu definhar o seu partido, o PSB – mesmo com as ameaças públicas de retaliação, e não conseguiu garantias de que terá o deputado Flávio Dino (PCdoB) como cabeça-da-chapa pela qual pretende chegar ao Senado.

Todos os partidos da base governista ganharam força eleitoral, em maior ou menor grau.

O destaque na reta final é o PMDB, que cresceu fortemente, chegando a 10 deputados estaduais. A musculatura peemedebista é importante, sobretudo, para convencer a direção nacional do PT de que tem cacife para bancar uma aliança no estado. DEM, PV, PP, PSC e outras pequenas legendas também saem do período de troca partidária com pelo menos um puxador de votos para as eleições proporcionais. “Este foi um divisor de águas. Aqui se definiu os rumos da eleição. Estas filiações são fundamentais para levar nosso projeto às bases no interior”, avaliou o deputado Sarney Filho, na quinta-feira, durante a festa de filiações ao PMDB e ao seu partido o PV. Mas entusiasmado ainda, o vice-governador João Alberto de Souza decretou: “Venceremos no primeiro turno, elegeremos os senadores e as maiores bandas na Câmara e na Assembléia”.

Palanques - A pujança eleitoral demonstrada pelos partidos por meio de seus filiados tem uma razão de ser: só estes filiados, principalmente os com mandato, podem criar as bases necessárias no interior. São os deputados, vereadores e prefeitos que levam o nome do candidato aos rincões mais distantes da capital. Sem essa base, fica quase impossível chegar à ponta, ao eleitor.
.

Com apoio de 28 deputados na Assembléia, Roseana tem palanque em pelo menos 30 regiões do estado. Somando aos parlamentares os prefeitos e vereadores aliados, se terá um batalhão de cabos eleitorais durante a corrida pelo Governo do Estado. É este o diferencial que garante a vitória.

Os deputados federais do grupo de Roseana agora são 10, depois das filiações de Zé Vieira e Davi Alves Júnior, ambos no PR. A bancada da oposição ficou com Julião Amim (PDT); Carlos Brandão, Pinto da Itamaraty e Roberto Rocha (PSDB); Ribamar Alves (PSB); Dutra (PT) e Flávio Dino (PC do B).

Kleber Verde (PRB) ainda não se pronunciou. Certeza de que será “jakcista” só pode ser dada com relação a Amim. Todos os demais dependerão dos formatos de acordo que se darão para as coligações para a Presidência da República.
As adesões conquistadas pelo grupo que reúne PMDB, DEM, PV, PP, PTB, PRB, PHS, PSC, e PSL somaram prefeitos eleitos em 2008 principalmente do PDT. Exemplos de maior repercussão podem ser marcados pelas mudanças anunciadas por Raimundo Lisboa, de Bacabal; Chico Coelho, de Balsas; Emiliano Azevedo, de João Lisboa; Juarez Lima, de Icatu; Zequinha Coelho, de Estreito; Irene Soares, de Presidente Dutra; Bia Venâncio, de Paço do Lumiar, e Soliney Silva, de Coelho Neto. Agora são 152 prefeitos do grupo ligado a Roseana Sarney. Dos demais, 25 se dividem entre os grupos de Jackson Lago e José Reinaldo (PSB) e 30 ainda não se proncunicaram.

Do Jornal O Estado do Maranhão de 04/10/2009

2 comentários:

  1. Nós que somos Murad de carteirinha, acabaramos de ganhar um novo companheiro. O prefeito Luis da Movelar se filiou ao PT e já é da base de governo de Roseana. Por isso vamos parar de falar mal de nosso Luizinho ele agora é nosso amigo e estará junto com o nosso chefe maior Murad na proxima eleição. Portanto não esqueçam, Luis da Movelar agora é nosso prefeito, o melhor prefeito do Maranhão. Afinal de contas agora ele e Murad são do mesmo balaio....de gatos!!!

    ResponderExcluir
  2. murad e movelar nao é boi voando mais que parece parece engole essa idalgo e eu com isto eu voto é na graca paz e no jackson e companhia ltda.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.