Pages

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Roseana aumenta salário de 35 mil professores


A governadora Roseana Sarney assinou, na última terça-feira (27), a Medida Provisória nº 61, que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores do Grupo Ocupacional Magistério de Educação Básica e beneficia mais de 35 mil professores em todo o Maranhão. A MP, resultado de um acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), garante 10% de aumento aos professores do ensino básico, sendo que 8% serão pagos agora e 2% em janeiro de 2010.


Pelo fato do documento ter efeito retroativo a outubro de 2009 e a folha referente ao período já está fechada, a diferença a ser paga neste mês sairá em folha suplementar na próxima quarta-feira (4). As despesas resultantes da aplicação da medida serão pagas com dotações orçamentárias do próprio Estado.


“Essa decisão é um compromisso assumido pela governadora Roseana, que sempre se empenhou em valorizar os servidores, principalmente a categoria dos professores, que muito contribuem para o desenvolvimento do estado”, afirmou o secretário de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira.


A soma dos números aponta que o aumento concedido pelo Governo do Estado aos professores em seis meses de gestão é de aproximadamente 16%. Além dos 10% concedidos pela Medida Provisória, houve reajuste de 5,9% de um acordo não cumprido pelo governo anterior e pago pelo atual.


“A categoria aprovou o percentual proposto pelo governo e a maioria dos professores não aceita um movimento contrário à decisão e que pôs 15% das escolas de São Luís num ‘movimento tartaruga’, segundo relatório da Seduc. Tanto que os alunos de diversas escolas estão preparando uma mobilizarão contrária para a semana que vem e eles terão o apoio dos pais nessa luta”, declarou o secretário de Educação, Cesar Pires.


Na opinião do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o aumento atende às solicitações dos trabalhadores na educação. “Os 10% estão dentro do pacote acatado pela grande maioria dos professores do estado. Agora, o governo cumpre com o acordado. É essa decisão que vai vigorar para a categoria”.


Site www.ma.gov.br


Um comentário:

  1. Caro Idalgo seja mais educado com seus entrevistados do seu programa de rádio vc convida as pessoas e acaba falando mais do que o entrevistado muita das vezes atrapalhando o mesmo, fazendo com ele perca a linha de raciocínio, como foi o caso da entrevista do o Gestor Regional de Saúde, Jocimar, hoje pela manhã em que você quase não deixou ele dar as devidas explicações, se tornando em certos momento antipático para seus ouvintes, adoro seu programa, mais você precisa melhora nesse aspecto.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.