Pages

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Roseana começa a executar programa de combate ao crime


SÃO LUÍS - Ações efetivas nas comunidades, novos equipamentos e trabalho conjunto para inibir a criminalidade no estado. Essas foram as principais determinações da governadora Roseana Sarney durante reunião com as cúpulas das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão, nesta quinta-feira (22), no Palácio dos Leões. Dentre as iniciativas anunciadas se destacam o lançamento do Programa de Combate à Criminalidade e a entrega de 270 novas viaturas equipadas, a ser realizada na terça-feira (dia 27).


O encontro teve presença do secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim; do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Franklin Pacheco; e de representantes de segurança na esfera do governo federal (Polícias Federal e Rodoviária).


Segundo Roseana Sarney, a reunião teve como objetivo reunir as cúpulas de Segurança no estado para informar o empenho do governo para combater o crime em todo o Maranhão. “Estamos dando início ao programa de combate à criminalidade. Ao mesmo tempo pedindo e fazendo parcerias com todas as cúpulas que fazem a segurança no estado, Polícias Federal e Rodoviária Federal, a fim de trazer tranquilidade e paz para o povo do Maranhão”, afirmou a governadora.


O secretário Raimundo Cutrim reforçou que a integração da segurança pública já existe, mas com o incentivo e o apoio enfatizado pela governadora Roseana as instituições se engajarão e se esforçarão num trabalho conjunto, tanto estadual quanto federal, no sentido de coibir e garantir ao cidadão do “direito de ir e vir”.


“Embora a situação tenha melhorado, principalmente no interior, em Imperatriz e em algumas comunidades de São Luís, o índice de criminalidade ainda é muito elevado – assim como ocorre em outros estados. Por isso, estamos nos preparando para colocar em prática o programa de combate ao crime que envolve, como já destacou a governadora, concurso público”, acrescentou Cutrim.


Prevenção


Receber as orientações diretamente do Poder Executivo, ao reunir todos os integrantes de segurança foi, de acordo com o comandante da PMMA, fundamental como incentivo maior no empenho de todas as instituições envolvidas na prevenção e no combate aos crimes no estado. “As viaturas, para se ter uma ideia, são equipadas, do tipo xadrez, blazer, com rádio, giroflex, sirenes que vão dar maior visibilidade e, com certeza, aumentar o nível de segurança para proporcionar maior tranquilidade à população”, disse o coronel Franklin Pacheco.


O planejamento do programa de combate à criminalidade do governo, que já está pronto, será apresentado na terça-feira (27), às 15h, em local a ser definido. Dentre as ações de segurança que constam no projeto está a Ronda da Comunidade. Outra preocupação se refere ao crescimento das populações maranhense e ludovicense pelo incremento econômico com a vinda dos novos empreendimentos (termelétrica, aciaria, fábrica de celulose, refinaria de petróleo, entre outras).


Esteve no encontro pela cúpula da Polícia Civil, os adjuntos de Administração Penitenciária, Carlos James Moreira Silva; de Modernização Institucional, coronel Willian Romão, e de Assuntos Estratégicos, Aluísio Mendes; superintendente da Polícia Civil no Interior, Jair Lima de Paiva Júnior; subdelegado da Delegacia Geral, Robson Rui; delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; superintendente da Polícia Civil na Capital, Sebastião Rodrigues; e o diretor de Operações do Detran, coronel Benedito Batista.


Do comando da Polícia Militar, participaram o subcomandante da PMMA, coronel Ivaldo Alves Barbosa; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Flávio Antonio Silva de Jesus; comandante geral do Corpo de Bombeiros, Marcos Sousa Paiva; e subcomandante adjunto chefe Estado Maior do CB, Lauro de Jesus Melo; além do superintendente da PF/MA, Fernando Queiroz Oliveira e do inspetor da PRF, Eduardo Mendonça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.