Pages

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SES realiza palestra no Dia Mundial da Alimentação

A panfletagem pela manhã será nos supermercados e à tarde nos shoppings

.

SÃO LUÍS - Preocupados em conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável e segura, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, promove ações educativas em supermercados, shoppings e palestra em escola da rede pública, em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação, nesta sexta-feira (16). A iniciativa tem a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e parceria da VISA/São Luís.


A panfletagem, pela manhã, será nos supermercados Hiper (São Luís Shopping) e São Francisco, Mateus/Cohama, Maciel/Cohafuma. Uma palestra educativa sobre alimentação segura envolverá 300 alunos do CIEP da Alemanha. Na parte da tarde serão realizadas panfletagens nas praças de alimentação dos shoppings São Luís, Jaracati, Monumental e Tropical


As ações vão mostrar que, no Brasil, milhares de pessoa adquirem doenças por ingestão de alimentos contaminados. A meta é demonstrar que o manuseio apropriado é a chave para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTA) contaminados por parasitas ou substâncias tóxicas.


O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, alerta que as mortes de pessoas em consequência de doenças transmitidas por alimentos contaminados podem ser evitadas por meio de ações preventivas. “Estamos fortalecendo as medidas educativas, pois o conhecimento e a informação são fundamentais para que a população adquira hábitos alimentares saudáveis”.


Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados e outros. Em crianças, grávidas, pessoas idosas e doentes, as consequências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.


Para o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Arnaldo Muniz Garcia, é fundamental que a população desperte para a importância de hábitos de higiene e que esteja atenta aos rótulos dos produtos que são elementos essenciais de informação para os consumidores.


As informações são da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.