Pages

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeito acusado de abusar de adolescentes


Durante depoimentos prestados nesta quinta-feira (26) à CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa, duas mulheres, que preferiram preservar suas identidades, afirmaram terem sido exploradas sexualmente pelo prefeito de Pirapemas, Eliseu Moura (PP). As duas testemunhas garantiram que o prefeito é pai de seus filhos e pediram o reconhecimento da paternidade.


A primeira a prestar depoimento foi uma mulher, hoje com 27 anos, que disse ter mantido um relacionamento com Moura em 1997, ano em que ele exercia o mandato de deputado federal. A testemunha revelou que, na época, tinha 15 anos e que foi seduzida pelo então parlamentar, que lhe ofereceu vantagens para que a mesma mantivesse relações sexuais com ele. Do suposto relacionamento com o então deputado, segundo a mulher, nasceu uma criança que, hoje, tem 12 anos.


“Na época ele me prometeu emprego. Depois que engravidei, ele disse que o filho não era dele. Não levei a situação a público por que ele [Moura] me intimidou. O que quero, agora, é que ele reconheça a paternidade”, afirmou a testemunha.

A segunda a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito foi uma jovem que, hoje, tem 18 anos. Ela disse que manteve relações sexuais com Eliseu Moura em 2007 – na época ela tinha 16 anos. Do relacionamento, de acordo com a testemunha, nasceu uma garotinha, que hoje tem dois anos. A jovem afirmou que também foi iludida pelo político. “Ele me prometeu emprego e uma casa. Depois que engravidei, pedi que ele reconhecesse a paternidade e ele se negou”.


As duas testemunhas afirmaram que não eram mais virgens quando mantiveram relações sexuais com Eliseu Moura.


Outro caso


A presidente da Comissão, deputada Eliziane Gama (PPS), também colheu os depoimentos de uma senhora e da sua filha, que residem na cidade de Pirapemas. As duas também preferiram depor usando capuz. A senhora afirmou que a sua filha, hoje com 14 anos, foi explorada sexualmente por um homem identificado pelo apelido de “Bigorna”, que seria funcionário público da Prefeitura de Pirapemas. O fato, segundo a testemunha, aconteceu ano passado.


A informação da mãe foi confirmada pela filha. A garota disse que “Bigorna”, depois de várias tentativas, conseguiu manter relações sexuais com ela. “Ele vivia me convidando para beber e me prometendo emprego na prefeitura. Um dia ele acabou conseguindo que eu me envolvesse com ele. Depois que mantivemos relações sexuais, ele saiu e jogou R$ 25 em cima de mim”, relatou a adolescente, acrescentando que também não era mais virgem na época que manteve relações sexuais com o suposto funcionário público municipal.


Durante os trabalhos da CPI desta quinta-feira, Eliziane Gama ouviu, ainda, o relato do representante da OI, José Soares Júnior. O executivo foi convocado para prestar esclarecimentos técnicos sobre a utilização de uma linha telefônica, por parte de uma empresa do Rio de Janeiro, que funcionava como um bate-papo sobre sexo e que utilizava gravações que faziam referência ao Colégio Universitário (Colun).


José Soares Júnior explicou que a referida empresa apenas contratou o serviço da Oi para operar este serviço e, cumprindo o que determina a Constituição Federal, a operadora de telefonia não pode ter acesso ao conteúdo da linha telefônica.


DNA


Eliziane Gama, que comandou sozinha os trabalhos da Comissão, adiantou que convocará o prefeito Eliseu Moura (foto) para prestar depoimento, além de solicitar ao Tribunal de Justiça do Maranhão a realização de exames de DNA com o objetivo de confirmar se o prefeito é, ou não, pai dos filhos das duas mulheres que prestaram depoimento.


“Acho que uma criança não pode ser penalizada financeiramente. Se ela é filha de um pai com bom poder aquisitivo, ela tem o direito de usufruir desta condição”, avaliou a deputada. “Na próxima reunião, colocarei o pedido [exame de DNA] para apreciação dos demais membros da Comissão e acredito que a solicitação será acatada”, completou.


Nesta sexta-feira (27), Eliziane Gama deverá ouvir o depoimento de um senhor que está sendo acusado de ter abusado sexualmente da própria filha, na época com 14 anos. O fato aconteceu no município de Colinas.


(As informações são da Agência Assembleia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.