Pages

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Governo irá distribuir 2 mil toneladas de sementes


As sementes estão sendo adquiridas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e encaminhadas para os pontos de distribuição, de acordo com a região onde a variedade da semente é mais indicada. Após a certificação das mesmas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fará a coleta das amostras para análise, será iniciada a distribuição aos agricultores, o que deve acontecer no início de janeiro.


Estas variedades das sementes de arroz e milho foram recomendadas pela Embrapa e pela Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), órgão vinculado à Sagrima, que também é responsável pela assistência técnica aos agricultores.


O plantio inicia a partir de janeiro e a colheita até julho de 2010. Os 100 mil agricultores receberão 400 toneladas de arroz canastra, 400 de arroz bonanza, 200 de arroz sertanejo, 400 toneladas de milho cruzeta, 400 de milho catingueiro e 200 da variedade Asa Branca.


A vantagem de uma semente certificada se caracteriza pela pureza e pelo padrão genético do grão, alto índice de germinação e produtividade e ainda uniformidade do tamanho da planta, que fica mais resistente à disseminação de doenças.


“Muitos agricultores familiares utilizam o grão no plantio porque não possuem dinheiro para comprar a semente certificada e esse grão não tem todas estas vantagens da semente”, informou o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Josenildo Cardoso.


O Governo do Estado está investindo R$ 10 milhões na compra das 2 mil toneladas de sementes de arroz e milho.A distribuição das sementes certificadas faz parte do Programa Viva a Produção, que foi lançado pela governadora Roseana Sarney, durante o evento Terra Viva: Cuidar da terra é cuidar da gente.


“A aquisição destas sementes faz parte das ações de Fomento à Produção de Grãos, que inclui ainda a distribuição de calcário, fertilizantes e equipamentos agrícolas, tais como plantadeiras, adubadeiras, trilhadeiras e pulverizadores que serão adquiridos e distribuídos ainda no primeiro semestre de 2010”, informou o secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.