Pages

sábado, 9 de janeiro de 2010

Lula de novo no MA dia 15

SÃO LUÍS - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve retornar a São Luís, sexta-feira (15), para lançar, juntamente com a governadora Roseana Sarney, a pedra fundamental da Refinaria Premium que será construída pela Petrobras no município de Bacabeira.


A informação foi anunciada durante a primeira reunião, este ano, do Conselho de Gestão Estratégica de Políticas Públicas do Governo do Estado, realizada nesta sexta-feira (8), no Palácio Henrique de La Rocque, com a presença de todos os secretários e presidida pelo vice-governador, João Alberto. A reunião teve como tema a Refinaria Premium. As explanações sobre o assunto foram feitas pelo secretário de Indústria e Comércio, Mauricio Macêdo e pelo gerente de implantação da refinaria da Petrobras, Adalberto Barbalho. "Esta reunião é uma preparação para a chegada do presidente Lula que dará início as obras da Refinaria Premium no Maranhão", disse João Alberto.


Durante a visita do presidente, segundo informou o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu, será assinado o primeiro contrato para implantação de obra e com isso consolida o maior projeto que o Maranhão recebe nos próximos anos.


O gerente Adalberto Barbalho disse que a Petrobras trabalha em sincronia com o Governo do Estado para que a refinaria entre em operação em um menor tempo possível. "Nós precisamos da ajuda e da participação do governo para que um empreendimento deste porte tenha sucesso", observou. "Este é um investimento importante para o Maranhão e para o país", completou.


Ações do Governo


A celeridade das ações do Governo do Estado para a implantação da refinaria foi destacada pelo secretário Mauricio Macedo. "Trabalhamos muito, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Procuradoria Geral do Estado, para que em tempo recorde saíssemos da estaca zero para estaca cem, pois a obra é de grande magnitude para o Brasil, para o mundo e principalmente para o Maranhão", destacou.


O governo, por meio das ações do Comitê Gestor da Implantação da Refinaria Premium, tomou todas as providências para a desapropriação do terreno de dois mil hectares, onde será instalada a planta industrial e também em relação à área destinada à rede de dutos. Esses foram os dois dos principais questões em que o governo se concentrou.


"O governo também está focando outras ações como a qualificação de mão-de-obra para garantir que os maranhenses ocupem maior número das vagas de empregos que serão abertas com o empreendimento", contou Macêdo.


Obra de impacto


O investimento de U$ 20 bilhões deverá mudar a econômica do Maranhão com a geração de 130 mil empregos diretos e indiretos e vai abrir novas oportunidades de negócios para empresários locais. A refinaria deve processar 600 mil barris de petróleo nacional por dia, para produção de diesel de elevada qualidade e baixíssimo teor de enxofre (10 partes por milhão) com especificações internacionais.


A previsão é que a primeira fase entre em operação em setembro de 2013 e a segunda fase, em setembro de 2015. O pico da obra mobilizará 26 mil trabalhadores. Durante a fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre 2010 e 2014, estarão trabalhando 11 mil pessoas. São oportunidades de contratação de mão-de-obra local.


A Refinaria Premium da Petrobras deverá colocar o Maranhão na porta do desenvolvimento industrial.


A instalação de um pólo petroquímico em território maranhense é o grande desdobramento que o Governo do Estado já vislumbra a partir do projeto, a ponto de já estar se movimentando para atrair esse investimento, uma vez que os Estados do Ceará e Pernambuco são potenciais interessados nessa disputa.


O Brasil possui 11 refinarias de petróleo em operação. Cinco novas refinarias estão nos planos da Petrobras, quatro delas localizadas no Nordeste - Pernambuco, Ceará, Natal e Maranhão. A unidade do Maranhão será a de maior capacidade da América Latina. A produção da refinaria maranhense corresponderá a 30% de toda a capacidade atual de refino da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.