Pages

sábado, 2 de janeiro de 2010

Período chuvoso começa a preocupar


PREOCUPAÇÃO I


ALTO ALEGRE DO MARANHÃO - As primeiras chuvas mal começaram a cair em Alto Alegre do Maranhão, que foi vítima da última cheia, já está preocupada com a possibilidade de ver as águas do rio Tapuio invadir suas casas novamente e causar estragos incalculáveis.


Até hoje existem casas com as marcas dos problemas deixados pela cheia de 2009. As paredes da casa da lavradora Antônia Barbosa, por exemplo, estão frágeis e ameaçam desabar. “Estou com medo da parede desabar. A gente pode estar dormindo e cair tudo e matar todo mundo”, calculou a lavradora.


No ano passado, a cheia do rio Tapuio provocou inundação em oito bairros da cidade e deixou mais de 50 famílias desabrigadas. Dentro de Alto Alegre do Maranhão o rio tem algumas barragens e isso acaba agravando a situação, especialmente quando chove.


Invasão


Ano passado, o rio Tapuio invadiu as ruas de Alto Alegre do Maranhão e causou estragos. Maria Edite Ferreira reside próximo ao rio, cujas águas ainda não subiram e também não ameaçam a população ribeirinha.


Mas a última estação chuvosa deixou trauma e a lavradora também tem medo que as águas do Tapuio invadam sua casa novamente.


“A gente fica com medo de que aconteça tudo de novo. Ver a água subindo e invadindo a casa é uma sensação terrível. A gente se sente um nada”, lembrou Maria Edite Ferreira. Com as chuvas que já começaram a cair no município, os moradores que passaram pelas cheias no primeiro semestre deste ano já começaram a tomar algumas precauções.


São medidas simples, mas que os moradores acreditam que ajudarão a resolver o problema da cheia, caso a água do rio suba além do esperado. “Já estamos nos mobilizando no sentido de tomar todas as providências cabíveis para ajudar a população. Torcemos para que o que aconteceu ano passado não volte a acontecer nos próximos meses. Desde já nós estamos coletando alimentos, roupas, filtros, entre outras coisas, para ajudar a todas as pessoas afetadas pela cheia”, explicou a coordenadora da Campanha Solidária desenvolvida em Alto Alegre, Irlana Oliveira.


Antecipação


O município já solicitou ao governo do Estado o envio de colchões, lençóis e filtros de água. Uma campanha de arrecadação de donativos também está em andamento para ajudar as famílias que ainda sofrem com os estragos provocados pela cheia do rio. Alto Alegre do Maranhão tem cerca de 15.700 habitantes, possui 453 quilômetros quadrados de área.


O município de Alto Alegre do Maranhão limita-se ao Norte com o município de São Mateus e Coroatá; a Leste com o município de Coroatá; a Oeste com os municípios de São Luiz Gonzaga e Bacabal e ao Sul com os municípios de Coroatá e São Luiz Gonzaga.


PREOCUPAÇÃO II


O que aconteceu em Alto Alegre do Maranhão, com a inundação e alagamento de várias ruas e bairros com a elevação das águas do Rio Tapuio, recentemente castigados com as últimas chuvas que caíram por lá, também deixa assustada a população ribeirinha de Coroatá.


Pelo visto não só em relação às frequentes enchentes do Rio Itapecuru, que desaloja e desabriga a população ribeirinha que vive constantes pesadelos e tormentos na época do inverno, como também a população dos bairros da periferia que se torna vítima das obras construídas de forma irregular e irresponsável, e que o MP não faz nada por essas pessoas. Sequer os atuais proprietários desses terrenos foram notificados.


ATENÇÃO REDOBRADA


Com atenção redobrada devem ficar os moradores dos bairros da União, Vila Vavá, Maracangalha, Praça do Mercado Central e circunvizinhos. São os que mais sofrerão, caso o inverno seja igual ao do ano passado.


Volto a repetir com aviso retinente, que se tivermos um inverno nas proporções ao que passou, a Defesa Civil deveria ser logo avisada com antecedência. Para que de forma preventiva, já começasse a visitar tais áreas consideradas de risco. Pois, a mesma já tem todo o mapeamento da área.


ALIADO DAS ENCHENTES


Aliando-se a isso, podemos dizer que ainda foi feito um serviço preventivo de limpeza dos canais, bueiros, esgotos e valas que começam desde, o bairro da Vila Teresa Murad estendendo-se até o riacho do Igarapé Grande, que recebe todo o fluxo das águas pluviais. Será que só vão fazer esses serviços de atendimento ao povo, quando a coisa se tornar calamitosa mesmo? Com a resposta o Secretário de Obras do Município ou quaisquer outras autoridades locais que se sentirem na obrigação de fazer os serviços considerados essenciais e urgentes!!!


Um comentário:

  1. Namor o Principe Submarino4 de janeiro de 2010 às 11:17

    Coroatá teve uma das piores enchentes ano passado e até agora nada foi foi feito para que se evitasse o pior novamente.Não existe nenhum trabalho através da SEc de Obras de limpeza dos córregos e bueiros pelo contrário o que fizeram foi autorizar o aterramento de duas grandes areas na avenida Nagib Haickel e que certamente afetará com mais gravidade a rua da maracangalha e adjacencias.

    O atual prefeito de nossa cidade,na verdade não tem nenhum interesse em acabar com o sofrimento destas pessoas até porque ele adora um assistencialismo eleitoreiro e para ele e sua equipe é muito importante que continue existindo esta industria do toma lá dá cá em Coroatá, pois só assim ele continua enganando a consciencia dos mais humildes.

    Infelizmente a unica "enchente" que realmente preocupa o prefeito de Coroatá é a dos próprios bolsos.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.