Pages

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SAÚDE RECEBERÁ REFORÇO DE EQUIPAMENTOS E UNIDADES MÓVEIS

A partir do próximo mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) começa a entregar equipamentos e veículos para apoiar as ações da pasta na capital e interior do estado. Das 150 ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado, 90 serão encaminhadas para o interior.


Os veículos têm a finalidade de realizar remoções. São equipados com armários, em níveis superiores, compartimentos de acondicionamentos diversos e assentos para o acompanhante e atendente nos níveis inferiores. Conta ainda com dispositivos de porta soro e corrimão de segurança. Outras 50 unidades, com o mesmo objetivo, vão ser usadas em áreas urbanas.


De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, foram compradas mais 10 ambulâncias UTI móvel, que devem ser encaminhadas para as unidades regionais da SES.


Ambulanchas


Também fazem parte da lista dos investimentos na Saúde, duas ambulanchas (unidade equipada com material de atendimento pré-hospitalar), que serão operacionalizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros do Maranhão para fazer resgate, combate a incêndio e transporte de enfermos.


De acordo com Ricardo Murad, a frota do Estado, na área de saúde, ganhará mais 23 troller; oito caminhonetes; dois corollas, doze caminhonetes e troiller para transportar dois hospitais de campanha de 12 leitos, que possuem ainda ar-condicionado e gerador. “Os hospitais de campanha serão usados para atendimento emergencial em municípios que não dispõem de enfermaria”, explicou o secretário de Saúde. Os espaços serão operados em parceria com o 24º Batalhão de Caçadores.


Na relação dos equipamentos adquiridos pela SES, estão 680 cadeiras de rodas, um tomógrafo e um mamógrafo móvel. As carretas vão percorrer cidades que não oferecem o exame em unidades públicas. O tomógrafo vai ser usado por médicos radiologistas, com especialização na área, e atenderá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.