Pages

domingo, 31 de janeiro de 2010

SES promove oficina sobre serviços do SAMU


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, quinta-feira (28), no auditório do Hotel Praia Mar, a Oficina de Planejamento das Ações de Regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O evento, que encerrou sexta-feira (29), está qualificando os gestores das Regionais de Saúde, secretários de saúde, bem como os coordenadores dos SAMUs 192 dos municípios que mantém o serviço.


Ontem (28), os trabalhos foram conduzidos pelo assessor especial da SES, Luis Henrique Bacelar; pela coordenadora estadual de Urgência e Emergência, Sara Fiterman; e pelo consultor da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Fernando Mendonça.


Durante as atividades da oficina foram apresentadas as diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências e a situação do SAMU 192 no Maranhão. A Coordenação Estadual de Urgência e Emergência também apresentou a proposta estadual de regionalização do SAMU 192 e os impactos financeiros de sua gestão.


De acordo com a proposta, ao todo serão cinco centrais de regularização, com sede nos municípios de São Luís, Pinheiro, Imperatriz, Caxias e Coroatá. As centrais darão suporte aos 217 municípios do estado. As bases descentralizadas deverão ter quartos para descanso dos profissionais, com banheiros anexos, estacionamento coberto para as ambulâncias, copa, sala de estar e almoxarifado.


"A prioridade agora é contabilizar o número de ambulâncias necessárias, já que o Ministério da Saúde está fazendo a distribuição delas", afirma Sara Fiterman.


Com a instalação das bases descentralizadas o Estado poderá dar atendimento às regiões com um tempo-resposta adequado e respeitando a ordenação dos fixos de urgências por meio da grade de serviços regionalizada e hierarquizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.