Pages

terça-feira, 23 de março de 2010

As movimentações em torno do novo secretariado


Estão agitados os bastidores do governo por conta da formação do novo secretariado. Pelo menos doze secretários ou membros do primeiro escalão deverão deixar seus postos até o início de abril visando as eleições deste ano. O blog está desde o início do mês ouvindo fontes na tentativa de descobrir os nomes.

A indefinição do PT, se se alia ou não ao PMDB da governadora Roseana Sarney (foto), está atrasando a reforma. Várias pastas ainda estão sem indicados e muito do que será dito neste post tratará mais a respeito dos movimentos dos interessados em torno das vagas, do que de uma definição da governadora.

Só três auxiliares devem fazer ou indicar substitutos: Ricardo Murad, na Saúde; Max Barros, na Infraestrutra; e o vice-governador João Alberto, no Esporte e Juventude. Veja abaixo:

Saúde

Ricardo desconversa, mas o novo secretário deve ser um de seus adjuntos e/ou assessores mais próximos. São cotados o “balaio” José Márcio Leite (Regionalização), Fernando Neves (Finanças) e o assessor especial Luiz Henrique Bacelar, o Cabeleira. José Márcio era ex-adjunto da ex-secretária municipal Helena Castro no governo Jackson Lago (PDT) na Prefeitura de São Luís. Chegou a assumir a Secretaria Municipal de Saúde na administração Jackson e ocupou o mesmo cargo no governo Tadeu Palácio, hoje secretário de Turismo. Correndo por fora, como quem não quer nada, está o diretor do Hospital Geral Luiz Alfredo Amorim.

Infraestrutura

Tudo indica que o novo secretário será o adjunto de Transporte José Henrique Murad. José Henrique foi aquele que deu um chá de cadeira de duas horas nos prefeitos José Eliomar Dias (Água Doce do Maranhão) e Neto Carvalho(Magalhães de Almeida) em outubro passado, conforme revelou o blog na ocasião. Em 2006, o irmão do secretário Tadeu Palácio (Turismo), Carlos Palácio, foi condenado pela Justiça Federal a três anos de cadeia por gestão temerária. O crime dele: receber 123 cheques sem fundos de José Henrique, seu primo, no valor de R$ 723 mil. Carlos Palácio era o gerente da Caixa Econômica do Tropical Shopping Center (reveja). O também adjunto Fernando Leal corre por fora.

Esporte e Juventude

Apesar da intensa movimentação de outros nomes, o mais provável é que o secretário-adjunto Sousa Neto seja efetivado no cargo ocupado por Roberto Costa. Ainda desconhecido do grande público, o nome dele vem sendo defendido pelo vice-governador João Alberto (PMDB) e no próprio governo. É forte liderança na região de Santa Inês, que clama para não perder a única referência na administração Roseana. O deputado Joaquim Haickel (PMB), que não vai disputar a reeleição, também chegou a ser cogitado mas sua ascensão ao cargo é pouco provável porque na primeira formação do governo ele recusou o posto.

Administração

Na pasta desde o governo João Castelo (1979-1982), a adjunta Graça Cutrim pode ser efetivada no lugar de Luciano Moreira, que sonha virar deputado federal. No entanto, o PPS, que não sabe se vai ou se fica, sonha com o posto. Não será surpresa para este blog se Luciano for aconselhado a desistir de seu projeto para permanecer na secretaria. Motivo: sua popularidade junto ao eleitorado anda mais fraca que caldo de peteca.

Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social

As duas vagas são cobiçadas pelo PT – isso se o partido fechar mesmo a aliança em torno de Roseana. Na primeira, o deputado Washington Oliveira (PT) tenta emplacar o professor Anselmo Raposo no lugar de Waldir Maranhão (PP). Irritado, Waldir já ameaça reassumir sua vaga na Câmara – atualmente ocupada pelo próprio Washington – até o dia 30 e demitir todo o pessoal do petista do gabinete. O ainda secretário afirma que a Ciência e Tecnologia é um espaço do PP que o partido não quer abrir mão. A presidente da Fapema, Rosane Guerra, também anda se articulando sonhando com a vaga. No Desenvolvimento Social, o ex-candidato a vice-prefeito Rodrigo Comerciário (PT) quer colocar um nome ligado a ele. Como ele só confia no ex-presidente do Sindicato dos Comerciários Edmilson dos Santos, deve ser este mesmo.

Segurança

Ainda está indefinida. O secretário Raimundo Cutrim quer emplacar o delegado-geral Nordmann Ribeiro. Contra ele, no entanto, pesa o fato de não ter mexido uma palha em favor do governo na greve da Polícia Civil. Andou-se especulando o nome do Coronel Vieira, chefe da Casa Militar. Vieira está mais preocupado em encontrar uma solução caseira, de dentro da própria secretaria, para o lugar de Cutrim.

Educação

Outra pasta com muitas indefinições. Roseana já chegou a conversar com a professora Solange Buzar, mulher do jornalista Benedito Buzar, mas não houve evolução. Versão extra-oficial diz que Solange não aceitou a indicação por estar com problemas de saúde. Uma das soluções seria o nome do deputado Joaquim Haickel, membro da Academia Maranhense, presidente de fundação educacional e com excelente trânsito na classe política.

Planejamento

O novo secretário deve ser Fábio Gondim, consultor-geral do Orçamento no Congresso Nacional.

Casa Civil

Com a possível saída de João Abreu do governo, o lugar dele deve ser ocupado por Olga Silmão (Projetos Especiais). João Abreu sonha em ser vice de Roseana e reclama do salário de R$ 7 mil líquido de um secretário. Na iniciativa privada estaria ganhando três vezes mais, além de estar livre de muita aporrinhação. Há no governo quem acredite que ele possa recuar e permanecer no cargo.

Minas e Energia

Durante encontro com a governadora, o secretário Fufuca Dantas andou sugerindo um nome ligado ao bilionário Eike Batista. Roseana fez que não ouviu.

Turismo

Com a popularidade em baixa, o ex-prefeito Tadeu Palácio desisitiu da candidatura a deputado e vai permanecer na pasta. Agora sonha em ser o candidato do grupo Sarney a prefeito de São Luís em 2012.


Trabalho

Caso o PMDB coligue com o PMDB são grandes as chances do secretário José Antonio Heluy deixar o cargo para tentar uma vaga na Assembleia no lugar da mãe, a deputada Helena Heluy (PT), que anunciou a aposentadoria. Nesse caso, a vaga dele seria preenchida por outro “companheiro” do PT.

Direitos Humanos

O PR já lançou extra-oficialmente a candidatura do secretário Sérgio Tamer ao Senado. Dentro do governo pouca gente sabe da história.

Brasília

Também indefinida. O certo é que o secretário Chiquinho Escórcio vai vir com tudo para a disputa à Câmara Federal.

Imperatriz

Tudo depende do titular do cargo, o ex-vereador Adhemar Freitas. Ele ainda não decidiu se disputa ou não uma vaga no Parlamento.

Inmeq

Forte liderança em Timon e região, Alexandre Almeida, presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), não sabe ainda se sai ou se fica.

Blog do Décio sa

Um comentário:

  1. Esse é um grande indício de quem vai sair ganhando na aliança entre o PT e o PMDB. Se a governadora está respeitosamente aguardando decisão petista, eles vão ter direito a algumas pastas.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.