Pages

quarta-feira, 5 de maio de 2010

É lamentável, vereador-presidente o seu discurso em defesa do indefensável!

Em discurso bizarro, peçonhento e profano, o vereador-presidente da Câmara Municipal afirma que "o dinheiro que tiraram da saúde do município de Coroatá, não é suficiente para essas despesas. Logo, logo vai acontecer... DEUS!".


PRONUNCIAMENTO - SESSÃO 09 DE ABRIL

Parte - I

"... E o quê 'tá' acontecendo com a quantidade de crianças morrendo por falta de 'leito' de UTI na cidade de Imperatriz, é o que poderia 'tá' acontecendo em Coroatá! Coroatá não 'tá' acontecendo uma tragédia dessas, por milagre de DEUS, entendeu? Porque em Coroatá foi bem dito! E tem que ser dito! Nós não temos que ter vergonha de dizer: 'Tá' faltando soro no Hospital! 'Tá' faltando seringa no Hospital! 'Tá' faltando luva! 'Tá' faltando coisas básicas, entendeu? E antes faltava? Não faltava!".

Parte - II

"O problema é que o dinheiro que tiraram da saúde do município de Coroatá, não é suficiente para essas despesas (neste parágrafo observe a gafe do vereador. Ao invés de ter dito que o dinheiro retirado faz falta, pelo contrário, o dinheiro não faz falta). Logo, logo vai acontecer... DEUS! DEUS o livre! DEUS ajude que isso nunca aconteça, mas é perigoso uma ambulância sair de Coroatá, e dar um prego até por falta de combustível na estrada. Porque não 'tá' tendo dinheiro no Sistema de Saúde do Município de Coroatá. E é lamentável que essas coisas estejam acontecendo, e a gente espera é... Somente pela... Pela vontade de DEUS e a proteção de DEUS, para que ele tenha piedade do povo de Coroatá!".


PRONUNCIAMENTO - SESSÃO 16 DE ABRIL

"... E a população coroataense é que sofre às consequências! Porque falta tudo no Hospital. Falta soro, falta agulha. Logo vai faltar combustível! Porque os donos dos postos de combustíveis de Coroatá, não vão aceitar 'abastecer' os carros e não receberem o dinheiro. E a Secretária de Saúde, não tem como honrar os seus compromissos. Porque o dinheiro que 'tá' chegando é insuficiente. E a realidade, infelizmente é esta!". (Neste parágrafo o vereador tenta consertar a gafe cometida no pronunciamento do dia 09 de abril, quando faz a correção da gafe).


PRONUNCIAMENTO - SESSÃO 23 DE ABRIL

Parte - I

"... Que nós sabemos que essa falta de recursos... Tem dificultado e muito, não é? A 'prestação' de serviços do nosso Hospital. Inclusive... Até 'tá' havendo uma discussão interna 'a' nível da secretaria Municipal de Saúde. Se os postos de saúde vão ser fechados ou não? E ficaria funcionando apenas o Hospital, o CAM e... Também o SESP, né? Tudo isso por conta da dificuldade financeira. Nós vimos aí o... Vários postos que foram construídos na atual administração. Como o posto do São Benedito, o posto da Palmeira Torta, do Bacabalzinho dos Viana que já existia, mas foi construído um posto novo! É... Do Novo Areal, também foi construído um posto novo! Lá do Mocó um posto novo! E... Agora, esses 'postos' também na Vila Vavá, né?'. (Nestes postos da Vila Vavá merecem uma ???).

Parte - II

"... E esses postos sem condições de funcionar. Nós estamos vendo também o CEO, né? Que é o Centro de Especialidades Odontológicas. Quem teve a oportunidade de visitar, o CEO no período da sua inauguração viu lá que os equipamentos são todos equipamentos bons, de ótima qualidade. Um ambiente totalmente climatizado com... É... Produtos 'mesmo' de... De ponta, né? Equipamentos de ponta! E é lamentável que não... A população coroataense não esteja usufruindo dos benefícios é... Do CEO e também desses benefícios de alguns postos de saúde como deveria está funcionando".

"... Que é de conhecimento da população em geral de Coroatá, que 'tá' faltando até mesmo coisas básicas, estão faltando no Hospital é... No HGM. E falta... Chega faltar luvas. Chega faltar soro. Chega faltar seringa, equipo. Essas coisas básicas para saúde. Infelizmente está faltando no município de Coroatá. As ambulâncias têm várias delas que estão quebradas e não estão funcionando porque não tem dinheiro para comprar as peças de reposição. Então, é lamentável a gente vê a situação da saúde no municiípio de Coroatá".


Moral da história

O vereador-presidente esqueceu-se de dizer o valor real do recurso que é repassado anualmente só para o Hospital HCC, digo; HGM. Se Vossa Excelência não sabe ou dá uma de João-sem-braço, paciência né? Eis aí o valor que é destinado somente ao Hospital; R$ 8.993.684,13. Cujo valor mensal é de R$ 749.473,68. Isso sem se falar em outros recursos do Governo Federal e Estadual. Como parece não saber; vereador-presidente: O CEO é recurso federal que vem mensalmente desde o início do primeiro mandato do 'prefeito-balaio 171', e que somente agora resolveu fazer forçadamente o CEO. Ou seja, depois de ter sido feita uma auditoria nas finanças do município, onde ficou comprovado que o dinheiro ainda não havia sido aplicado. Além dos recursos do PSF - Programa Saúde da Família; o TFD - Tratamento Fora do Domicílio e outros recursos destinados à saúde de Coroatá.

Acontece que sempre houve e há malversação quanto à aplicação destes recursos enviados para saúde de Coroatá. Isto é, o princípio da eficiência e da aplicabilidade nunca existiram nessa calamitosa e aloprada administração que Vossa Excelência tanto defende, mas nunca teve coragem, ousadia e transparência para mostrar a verdade ao povo de Coroatá. Vossa Excelência continua mentindo! Fale a verdade somente a verdade. E nada mais que a verdade! Aguardem que vamos veicular as imagens atuais e horripilantes sobre o estado que se encontra o tão cantado HGM!

Enfim, quanto aos postos de saúde que Vossa Excelência se refere, ou seja, tais postos que 'reformados' e/ou construídos e equipados, vale ressaltar que o dinheiro pra tudo isso que veio, é oriundo dos convênios firmados com o Governo do Estado. A Prefeitura nunca desembolsou sequer um centavo pra bancar nada disso aí! Porém, parafraseando Vossa Excelência; 'LAMENTÁVEL' foi e é o roubo que continua ainda acontecendo por aqui. Contudo, Vossa Excelência falta com a verdade! Vereador-presidente! Meteram mesmo foram às mãos e os pés com "GÁS", literalmente falando no dinheiro da saúde do povo de Coroatá! Essa é a verdade que Vossa Excelência não admite, querendo esconder toda essa sujeira pra debaixo do tapete!!!

2 comentários:

  1. Caro Idalgo, apesar de não estar mais no cotidiano de Coroatá, continuo acompanhando seu blog.
    Gostaria também de relembrar aos caros amigos que na época de governabilidade municipal do Deputado Ricardo, ele não contava com o apoio do governo estadual nem por isso faltavam luvas, seringas e outros, longe disso, o atendimento era humanitário, quantas vezes pudemos observar profissionais de saúde gabaritados que serviam nos melhores hospitais da rede particular da capital (tais como a melhor pediatra do Hospital São Domingos).
    Ora, amigos, falta não é dinheiro, é vergonha na cara deslavada de quem rouba saúde do nosso povo. "Quem rouba saúde, MATA, deveriam responder por Múltiplos Homicídios Dolosos"

    ResponderExcluir
  2. Caro Idalgo, apesar de não residir em Coroatá...tenho parentes bem próximos...meu tio é pai de um dos políticos que gerenciam a cidade. Tenho acompanhado as notícias que elevam e diminuem a cidade... sei também que assim como na minha cidade,muitos prefeitos tem padecido pela diminuição ou mal gerenciamento dos recursos destinados ao município.Se isso que você afirma,está acontecendo em Coroatá...é no mínimo vergonhoso.Tenho defendido meu primo, inclusive no jornal do povo, quando estava funcionando. Mas no momento não disponho de argumentos de defesa.Mas acredito ainda que, diante da história de luta e dificuldade que passou, ainda seja um homem do bem.

    Parabéns pelo seu trabalho pelo bem de Coroatá.

    Leitora do Piauí

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.