Pages

domingo, 20 de junho de 2010

Hospital e unidades de saúde entregues esta semana

Hospital de Lago dos Rodrigues terá 20 leitos e SPA 24 horas

.

O primeiro hospital do Programa Saúde é Vida, do Governo do Estado, será entregue à população, nesta quarta-feira (23), em Lago dos Rodrigues. O hospital é uma das 64 unidades de 20 leitos, que estão sendo construídos no interior do Maranhão. Fruto de investimentos previstos pelo Programa Saúde é Vida, a unidade hospitalar é considerada um marco deste novo cenário da saúde pública no estado. Até o final do ano, serão entregues as demais 63, com enfermaria de 20 leitos, além dos oito hospitais de médio porte, com 50 leitos. Para 2011, está prevista ainda a construção de hospitais de alta complexidade em Pinheiro, Caxias e Imperatriz.

.

Com quatro consultórios médicos, o Hospital de Lago dos Rodrigues manterá um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Entre as especialidades que serão oferecidas aos moradores da cidade, que tem uma população de cerca de oito mil habitantes, estão clínicas médica e cirúrgica, pediatria e obstetrícia. Ele dará suporte a ações básicas desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família, prestando ainda serviço de apoio, diagnóstico e tratamento com radiologia, além de análise clínica funcionando em regime de plantão.

Centro de Hanseníase e UPA

.

A entrega de obras da Secretaria de Estado de Saúde (SES) começa nesta segunda-feira (21), às 9h, com a abertura do Centro de Referência em Hanseníase, anexo ao prédio do Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, em São Luís. O novo espaço está pronto para receber, em nível ambulatorial pacientes de todo o estado, portadores de hanseníase ou com suspeita de ter contraído a doença. O novo centro conta com seis consultórios, salas de fisioterapia e terapia Ocupacional (TO), bem como de confecção de calçados especiais. Para os casos de internação, o Hospital Aquiles Lisboa, no bairro da Vila Nova, continuará sendo a referência.

.

Nesta terça-feira (22) será a vez do Governo do Estado entregar à população de São Luís a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda (foto) e o Centro Especializado de Atendimento ao Estudante (antigo Hospital Riod). Com capacidade para atender até 500 pessoas, diariamente, a UPA tipo II, é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual. A unidade de saúde, de 1.300 metros quadrados, foi construída em estrutura modular com a utilização de painéis termo acústico. Uma das principais vantagens deste material de alta tecnologia é a redução do risco de infecção hospitalar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.