Pages

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Em nova nota, Ministério Público já admite investigação de promotor surtado



Em “Nota de Esclarecimento” encaminhada ontem a este blog, o Ministério Público do Maranhão informou que o Corrregedor do MP instaurou sindicância para apurar a participação do promotor Zanony Passos no confronto com policiais em uma churrascaria do Vinhas, há oito dias.

.

Embora a nota continue classificando a ocorrência de “violenta agressão” ao promotor, já há um certo recuo na idéia de por Zanony Passos como mera vítima dos acontecimentos.

.

- Caso surjam indícios de prática de ilícito penal por parte do promotor, os autos da investigação serão imediatamente encaminhados à Procuradora-geral de Justiça, (…) ”a quem compete dar prosseguimnento à apuração” – diz um trecho do documento.

.

O caso

.

Segundo noticiado na imprensa, o promotor Zanony Passos ficou irritado com a comida servida na churrascaria e passou a ter ataques de nervos. Segundo os garçons, ele quebrou copos, urinou na churrasqueira e agrediu moralmente os trabalhadores. A polícia foi chamada. Sem se identificar, Zanony Passos ofendeu os PMs, que o prenderam e o levaram para a delegacia.

.

A partir daí, a versão é do promtor. Ele nega que tenha se exaltado na churrascaria e diz que se identificou desde o início aos policiais, que o agrediram tanto no local quanto na delegacia.

.

Nos primeiros dias do episódio, a postura do Ministério Público foi de claro corporativismo, de ataques aos PMs e pressão ao comando da corporação, que chegou a afastar os policiais.

.

Mas começaram a surgir testemunhas que garantiram o surto do promotor, além de novas histórias sobre o comportamento social inadequado de Zanony Passos – em seu condomínio e outros locais públicos.

.

Agora, o MP demonstra mais complacência com a polícia e sugere até parceria das instituições.

.

Só há um problema da nota, em relação aos procedimentos adotados caso sejam comprovados os ilícitos de Zanony Passos: a procuradora-geral Fátima Travassos estaria moralmente impedida de analisar o caso.

.

Afinal, ela foi a primeira a insuflar a sociedade contra a polícia, em defesa aberta do colega.

.

É suspeita para investigá-lo, portanto…

Blog Marco Deça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.