Pages

sábado, 22 de janeiro de 2011

CADASTRO ÚNICO DE CONVÊNIO (CAUC) APONTA MUNICÍPIO DE COROATÁ COMO FICHA-SUJA

Tá lá e não é mentira! Quem quiser conhecer o motivo pelo qual, de Coroatá não receber obras e convênios contemplados, celebrados com o Governo Federal via Brasília. É bom não estranhar!
Eu disse por diversas vezes que o município de Coroatá, estaria com o seu futuro comprometido e prejudicado, pelo menos para os prróximos vinte anos, mas ninguém quis acreditar!
Inclusive, em post anterior abordei sobre as obras do PAC 2, referentes à Educação. O município que tiver pendências junto aos órgãos do Governo Federal, serão barrados. Ou seja, os convênios não aportarão para empreenderem-se tais obras!
O CAUC é um órgão do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e do Cadastro Informativo dos créditos não quitados do setor público federal (CADIN) devido às suspostas irregularidades na prestação de contas referentes a convênios firmados com ex-gestores, isto é, que antecederam a atual gestão da governadora ROSEANA SARNEY (PMDB). Todas essas irregularidades ocorreram na época dos ex-governadores 'balaios' JOSÉ REINALDO TAVARES (PSB) e JACKSON LAGO (PDT), que juntos faziam vista grossa para todos esses desmandos e que compactuavam com a maior parte desses prefeitos corruptos, por exemplo, o Prefeito de Coroatá é mais um desses prefeitos considerados irresponsáveis que comprometeu o crescimento e desenvolvimento sócio-econômico do município pelo menos para os próximos 20 anos!
Até 14 de janeiro do corrente ano, dos 217 municípios maranhenses apenas 84 deles estão aptos a realizarem empréstimos com a União. Das 10 maiores cidades do Estado, somente 05 (cinco) preenchem todos os requisitos definidos pelo Tesouro Nacional para conveniar com Brasília. São eles Açailândia, Caxias, Codó, Imperatriz e São José de Ribamar. Os demais municípios possuem inúmeras ressalvas, quando não; apresentam restriçoes gravíssimas de débitos de várias naturezas com o Tesouro Nacional.
GOVERNO DO ESTADO VAI AO STF PARA TENTAR SOLUCIONAR PROBLEMA DOS MUNICÍPIOS FICHAS-SUJAS
Através da ação liminar impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo do Estado tenta suspender todas as restrições impostas quanto à inscrição dos 133 municípios maranhenses no CAUC do SIAFI e CADIN. As pendências ora existentes são complexas, e, se os motivos alegados pelo Governo do Estado não forem acatadados pelo Pleno da Corte. O Estado do Maranhão deixará de celebrar com o BNDES, investimentos na ordem de R$ 445 milhões. Isso representa uma perda com sensível impacto nas políticas públicas sociais a serem implementadas pelo governo estadual.
MORAL DA HISTÓRIA
Fica comprovado de uma vez por todas, que já acabou aquela época em que prefeitos ou entendentes faziam a prestação de contas dos municípios em pé de calça, em papel de embrulho e que não dava em nada! Pois, tinham a seu favor o apadrinhamento político de alguns políticos corruptos que passavam panos quentes nas maracutaias praticadas por eles e divididas entre si. Hoje o rigor preestabelecido pelas leis, é exatamente no intuito de deixar a coisa pública mais transparente, eficiente  e moralizada. Ou seja, esses gestores e agentes públicos corruptos não podem confundir a coisa pública com 'a privada', digo; da casa deles!!!
Portanto, no caso de Coroatá, vale ressaltar que não é perseguição política nem retaliação de quem quer que seja, mas trata-se da irresponsabilidade do Prefeito e seus seguidores que resolveram um dia brincar de fazer política com a população do município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.