Pages

quarta-feira, 30 de março de 2011

Atendimento médico nos hospitais públicos em todo Brasil vira caso de polícia

Após assistir às imagens agonizantes sobre as matérias mostradas na televisão que trata dos hospitais públicos nos municípios de Santa Maria/DF e Santa Luzia/MG fiquei estarrecido e indignado pelo descaso, pela falta de dignidade e de respeito aos pacientes que aguardavam nas filas à longa espera pelo atendimento médico por parte dos profissionais que se recusavam em atender essas pessoas que chegaram desde cedo àqueles hospitais.  Para conter os ânimos dos pacientes e dos acompanhantes foi necessário ser acionada a Polícia Militar dos respectivos municípios. Se não, o episódio se tornaria um conflito generalizado sem precedentes jamais vistos!
Eram mulheres grávidas praticamente em serviço de parto, pacientes com princípio de infarto, cardíacos, asmáticos, diabéticos e crianças que necessitavam de pediatras e clínicos gerais. Além dos idosos que apresentavam os mais adversos quadros clínicos a toda hora quando chegavam à expectativa de serem atendidos.
Enfim, um quadro macabro que quem só sabe e conhece bem de perto é o povo brasileiro que vive agonizando todos os dias às filas desses hospitais. O cenário é idêntico! O desespero em relação ao atendimento médico nosso de cada dia é mesmo na maioria dos 5.565 municípios brasileiros.
Recentemente, o Ministério da Controladoria da União, através da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que nestes quatro últimos anos R$ 662 milhões foram desviados da saúde pública brasileira, no entanto, nenhum prefeito, gestor ou secretário desses municípios foi punido. Isso apenas na saúde, sem se falar nos recursos da educação onde os aportes desses recursos são muito maiores.

A fraude uma vez constatado era para ser levada à polícia
O ministro JORGE HAGE, enfatizou que se a CGU tivesse o poder de polícia para efetuar as prisões desses maus gestores, depois de constatada a fraude, o ilícito, o desvio de finalidade do recurso; a coisa pelo menos estaria mais moralizada e equilibrada. Mas para que isso acontecesse seria necessário que o Congresso Nacional elaborasse uma legislação específica dando aos auditores da CGU esse poder.
Portanto, não adianta ressuscitar a CPMF nem criar e aumentar impostos sobre taxando ainda mais o povo brasileiro. O problema brasileiro é de gestão pública. Enquanto, a corrupção não for combatida com eficácia na base da pirâmide da gestão pública, o caos continuará perdurando até o final dos tempos! Ou seja, mais mortes, descasos e mazelas estarão às portas dos hospitais públicos em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.