Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremotos e Tsunamis: Terra em ebulição


Após o terremoto que ocorreu no Japão, durante a madrugada de hoje, horário de Brasília, atingindo 8.9 graus na escala Richter, gerou um tsunami que afetou vários países banhados pelos Oceanos Pacífico e Índico.  Os demais países estão em estado de alerta, por causa de prováveis tsunamis que poderão ocorrer.  O tsunami atingiu a uma velocidade de 800 km/h e 10 metros de altura.  Um provável estudo do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália mostram que esse terremoto pode ter deslocado o eixo da Terra em até 10 centímetros, ou seja, alterando o seu movimento de rotação.  Além disso, mais de 30 tremores secundários foram registrados em vários pontos daquele país.  O tremor de terra na história do Japão é o maior já registrado nos últimos 100 anos.

O epicentro ocorreu a 370 km de distância da cidade de Tóquio, capital do Japão e a uma profundidade de 24 km do Oceano Pacífico. Até o momento 33 mil pessoas estão desaparecidas. Os prédios permaneceram intactos durante o terremoto. Apenas alguns incêndios aconteceram em todo o país. O governo japonês decretou estado de emergência, quando vários reatores nucleares foram desligados para evitar maiores tragédias. Mais de 3 mil pessoas que residiam próximas a uma usina nuclear tiveram que evacuar toda a área.

Os números dessa tragédia já começam a ser indicados. Pelos números levantados e informados; o número de mortos pode chegar ou passar de 1.000 mil, ainda não contabilizados oficialmente. Até agora não foi registrada a morte de nenhum brasileiro que residem e trabalham nas cidades afetadas pelo terremoto e tsunami.

O Secretário-Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), BAN KI MOON garantiu que o órgão não vai medir esforços para ajudar o povo japonês.  Outras ajudas de vários países estão a caminho do Japão, incluindo também, a ajuda dos EUA, que enviou 7 navios mercantes com remédios, alimentos e logística de emergência para socorrer o povo japonês.

A cidade de SENDAI foi a mais atingida pelo terremoto e pelo tsunami por estar na parte norte do Japão que é a mais baixa de todo o continente.  Segundo especialistas, a energia liberada pelo terremoto corresponde a toda energia consumida num só dia em todo o Planeta Terra.

Enfim, rezamos e esperamos que a profecia prevista para 21/12/2012 não se realize! Embora, a terra esteja em constante ebulição nas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.