Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O dia contra a corrupção e Coroatá

Márcio Luís Pontes
Por: Márcio Luís Pontes
Temos observado nos telejornais de todas as emissoras de televisão do Brasil matérias relacionadas ao dia contra a corrupção. Um dia histórico, que não queremos de forma alguma que vire feriado nacional, muito pelo contrário, desejaríamos que essa data nem viesse a ser cogitada em nosso país, pois isso mostra a atual situação educacional e moral de um povo.
Já escutei um vereador, do alto da poderosa tribuna da Câmara Municipal de Coroatá, dizer em alto e bom som, que todos são corruptos, inclusive os partidos e até as agremiações religiosas. Será que ele estava mesmo falando a verdade? Será que você, eu ou qualquer outro pode ter a consciência tranquila e dizer que é honesto? Bem, ainda acredito que as pessoas são boas, que são honestas, e confio nisso, até que elas próprias me mostrem o contrário. Mas com toda sinceridade, só existe político corrupto porque existe muita gente corrupta.
Você já ofereceu vantagens a alguém com objetivos não tão elevados? Você já ofereceu propina a agente de trânsito? Já aceitou algum tipo de suborno? Posso afirmar com todas as letras, como minha função é de Fiscal Agropecuário, que recebo todos os dias ofertas e propostas indecentes e indecorosas. Pessoas que não aceitam seguir a Lei, ou que querem de alguma forma burlar alguns dispositivos legais. Felizmente até hoje não aceitei este tipo de vantagem pessoal a custa da minha consciência. Mas o fato é que posso estar em um simples evento agropecuário, como por exemplo, uma vaquejada, que lá estarão pessoas que, não querendo obedecer a Lei, tentarão de tudo para corromper ou passar por cima.
Já sofri na pele humilhações, agressões e todo tipo de xingamento, simplesmente por querer exercer a minha função sem ceder a arrogância da corrupção. Isso que deveria ser extirpado do nosso convívio, essa afronta ao estado de direito. Porém, os guardiões das nossas leis muitas vezes são os próprios agentes corruptores.
Daí vai a pergunta: Será que estamos fadados a sermos corruptos para poder sobreviver em Coroatá? E a única resposta que espero ouvir, de qualquer cidadão, seja nesse país ou não, esteja encarnado ou já esteja no plano espiritual, é que tenhamos fé, pois a corrupção é um mal que passará, mas que até lá, temos que resistir, pagando até com a própria vida, em nome de um ideal de justiça, fraternidade, amor, respeito e caridade.
Sei que muitos que possam ler estas singelas palavras nada sentirão, outros tantos demonstrarão interesse, outros ojeriza, mas a verdade, que prefiro morrer lutando, do que viver minha vida como um covarde. Para aqueles que já me ofenderam, enquanto estava trabalhando, peço que me entendam, pois estou ao lado da virtude, que é a honestidade. Sei que meus pais, estejam eles onde estiverem, se orgulham da educação que me deram, e eu, espero não desapontá-lo nunca. Eu os amo muito, e não desejaria que eles sentissem vergonha de mim. Pois, sendo corrupto, eu teria vergonha de mim mesmo.

Márcio Luís Pontes
Médico Veterinário, Funcionário Público e Morador de Coroatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.