Pages

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Congresso Maranhense de Medicina reunirá especialis​tas em São Luís

Foto: Francisco de Paula
O encontro acontecerá no período de 03 a 06 de julho, e reunirá os maiores especialistas do país na área de saúde, em atuação dentro e fora do Maranhão.
Os maiores especialistas do país na área de saúde, em atuação dentro e fora do Maranhão, estarão reunidos em São Luís para discutir temas de interesse da categoria e da população durante o I Congresso Maranhense de Medicina.
O encontro acontecerá no período de 03 a 06 de julho deste ano, quando serão realizados também o XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina, o XXI Congresso de Cirurgia Minas Brasil e a Reunião Anual dos Secretários Estaduais de Saúde.
Os eventos são promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e integram as comemorações do IV Centenário de São Luís, fazendo referência aos 400 anos de medicina no Maranhão. O subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, explicou que no momento da fundação da cidade de São Luís, com a presença de um médico cirurgião francês trazido na expedição de La Ravardière, Thomas de Lastre, teve início a medicina no estado.
 “É também desse período o Hospital Militar, o mais antigo hospital de São Luís, instalado ainda no começo do século XVII, na então chamada Rua do Hospital, e depois sucessivamente na Rua do Hospital Velho (hoje de Santana), assim como o Hospital da Misericórdia, onde consta, até hoje, informe de que foi fundado pelo Padre Vieira em 1653 e que se mantinha graças à caridade pública”, afirmou o médico José Márcio Leite.
A abertura oficial dos eventos será dia 04 de julho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; da governadora Roseana Sarney; dos presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto D´Ávila; da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes; e da Federação Brasileira de Academias de Medicina, José Leite Saraiva;e do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.
Na ocasião, autoridades e profissionais médicos serão agraciados com medalhas da Ordem do Mérito da Saúde Pública do Maranhão. Estarão presentes os maiores especialistas nas áreas de cardiologia, nefrologia, reumatologia, doenças pulmonares, doenças endócrinas, traumato-ortopedia e psiquiatria do Brasil.
José Márcio Leite afirmou que o Congresso Maranhense de Medicina terá como tema central “As doenças crônicas – o desafio do século XXI”. O secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, participará do evento no dia 05 de julho com a mesma apresentação que fez na Organização das Nações Unidas (ONU), mostrando que as doenças crônicas representam 70% das morbidades.
Em todos os trabalhos, mesas e palestras haverá a participação efetiva dos médicos maranhenses, os quais integram – por delegação do secretário Ricardo Murad – uma comissão organizadora do congresso presidida por José Márcio Leite. “Estamos oportunizando aos médicos dos mais distantes rincões do Maranhão e de São Luís, a interação com os médicos dos mais avançados centros do país e com a política nacional de saúde pública”, justificou o secretário Ricardo Murad. “Nossa intenção é aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos nossos profissionais, para que a população seja beneficiada com atendimento de excelência”, acrescentou ele.
Eventos simultâneos
No mesmo período será realizado em São Luís o XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina, que reunirá representantes de todo o país. Este evento discutirá temas como a ética médica, bioética, seguro saúde, planos de saúde e relação público-privado.
O XXI Congresso de Cirurgia Minas Brasil será realizado no Pestana São Luis Resort Hotel. O diretor do Hospital Estadual de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral), Luis Alfredo Guterres, adiantou que 90 convidados nacionais e internacionais já confirmaram presença no evento que abordará temas como cirurgias bariátricas, oncológicas, traumas e do aparelho digestivo.
Luis Alfredo explicou que os interessados também podem participar dos cursos de urgências bariátricas, trauma e hérnia. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente a partir desta segunda-feira (21), no endereço eletrônico www.congressomaranhensedemedicina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.