Pages

segunda-feira, 21 de maio de 2012

“Fazenda da esperança é coisa de Deus”

Idealizadores, fundadores e administradores relatam a história da Fazenda
No jubileu de prata da Fazenda da Esperança realizado durante o dia de domingo (20), em Coroatá. Vários convidados especiais, famílias reconstruídas, recuperandos, missionários, párocos e populares que compareceram para homenagear os idealizadores e fundadores pelos seus 25 anos de existência. A Fazenda da Esperança é administrada pelo Pe. José Luís de Menezes, que tem como filosofia de trabalho “a solução para os desafios, dificuldades e problemas está na comunhão”.
População atenta a programação
Coroatá: O começo de tudo
Coroatá tem o privilégio de ser sede da primeira unidade da Fazenda da Esperança, que foi idealizada pelo leigo Nélson  Giovanelli, em 1983. Hoje são 87 fazendas disseminadas pelo Brasil e pelo mundo afora. A perspectiva do coordenador-geral é de que mais 43 fazendas já estão sendo projetadas para ser implantadas em várias localidades do mundo. Inclusive, algumas áreas de terra já foram doadas e destinadas à criação dessas novas fazendas.
Ex-Deputada Teresa em entrevista a TV Cidade
A festa: 25 anos de vida nova e de recuperação
A festa realizada no último domingo visa arrecadar fundos para serem destinados às Fazendas da Esperança de Campo Maior/PI e de Poço das Trincheiras/AL devido à seca e a estiagem que castigam essas fazendas. É a maior seca já vivida e que assola estas fazendas nestes últimos 40 anos.
“Quantas vidas novas? Quantos homens encontraram um sentido na vida? É uma grande alegria que invade o nosso coração se pensarmos em cada um que encontrou a Esperança nessa comunidade. Fico grato a DEUS, a Dom Reinaldo Pünder, padre Paulo e a tantos voluntários que deram suas vidas, e com isso podermos celebrar esses 25 anos. Parabéns, e a cada um, o meu muito obrigado” – Frei Hans Stapel
Saudações fraternas a convidada especial
A convidada especial para esse grande evento foi à ex-prefeita e ex-deputada, Teresa. Na oportunidade, os anfitriões cantaram e aplaudiram-na com a seguinte letra e música: “seja bem vindo olele... seja bem vinda olala...paz e bem pra você, que veio participar.... Todas as pessoas presentes cantaram e aplaudiram a homenageada nesse momento.
Ex-Deputada Teresa, Pe Paulo, Dr. Márcio Leite e Dr. Alberto Carneiro
Nossos agradecimentos e saudações à Governadora Roseana Sarney e ao Secretário Ricardo Murad
Um abraço sincero e fraternal foi enviado à Governadora Roseana Sarney e ao Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Essas foram às palavras de agradecimento e de saudações enviadas pelo Coordenador-Geral das Fazendas da Esperança, Nélson Giovanelli.  Quem esteve representando o Governo do Estado, durante o evento, foi o Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Dr. Márcio Leite. O secretário Adjunto falou ter ficado encantado com esse trabalho social prestado pelas Fazendas da Esperança. “Que o Governo Estado do Maranhão estava aberto para firmar parcerias dessa natureza que visam fazer o resgate de pessoas da dependência química, ou seja, desse grande mal que são as drogas e que destroem famílias inteiras e são prejudiciais à sociedade brasileira”.    
Dom Sebastião Bandeira, Ex-Deputada Teresa e Dr. Márcio Leite
“Coisa de deus” – Dom Sebastião Bandeira Coelho
Para Dom Sebastião Bandeira, as Fazendas da Esperança é uma coisa de DEUS que dá muita alegria e consolação. Durante as minhas visitas, celebrações, e até jogo de voleibol com a turma, percebi que muitos deles estão realizando o processo de iniciação à vida cristã.
Disse ainda Dom Sebastião, que a Fazenda da Esperança, descobre um rosto de uma igreja misericordiosa, e DEUS que é amor, capaz de dar sentido às suas vidas”.
Dr. Mácio Leite, Vereadora Neuza e a Ex-Deputada Teresa
Palavras que transformam vidas
Do começo ao fim a emoção tomou conta das pessoas que aos poucos iam dando os seus depoimentos, seus testemunhais de história, luta e vida, a fim de se libertarem das drogas. Inclusive,  depoimentos dados por alguns recuperandos que já haviam estado em tratamento, na Fazenda da Esperança de Coroatá, e que testificam ter encontrado uma nova vida. Hoje, casados e com famílias constituídas e reconstruídas, trabalhando em seus próprios negócios, onde se colocam à disposição para ajudar financeiramente e espiritualmente outras pessoas necessitadas para se libertarem das drogas.
Para Frei Hans Stapel “na vida a felicidade é fazer outra pessoa feliz”. Esse é o primeiro elemento-chave para se ter o verdadeiro amor e à obediência a DEUS.
“A obediência é muito importante” – Pe. Paulo Stapel
O Pe. Paulo, assim como é conhecidíssimo por todos em Coroatá. É um apaixonado por esta terra. Foi amor à primeira vista desde quando chegou ao Brasil, no dia 30 de dezembro de 1985.
Em sua fala durante o evento, ficou de forma bem clara que não esconde o seu amor por Coroatá. “Toda notícia que eu ouço de Coroatá me dá alegria. Uma parte do meu coração ainda está até hoje lá”.
Um sacerdote filho de Coroatá
O Diácono Justene M. de Oliveira é filho de Coroatá. Para ele foi um momento de difícil escolha, teve a espiritualidade e de participar do Movimento dos Focolares chamado Palavra de Vida. Daí passou a ter o seu primeiro contato com a Fazenda da Esperança. Portanto, “viver bem o presente”. No dia 14 de maio desse ano, Justene Oliveira foi ordenado sacerdote para a Igreja Católica e para a Família da Esperança pelo bispo diocesano de Coroatá/MA., Dom Sebastião Bandeira Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.