Pages

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Povoado São José dos Brocotós: Educação em constante revolução ou ebulição?

esta é a atual Escola Municipal do povoado
Por ironia do destino e por completa contradição e ainda, pela inversão de valores éticos, morais e econômicos que não são levados a sério, aqui no município de Coroatá. Colocados em jogo pela atual gestão. Nós nos referimos sobre a 'escola-barracão' localizada no Povoado São José dos Brocotós, que caiu e, até o presente momento, os alunos daquela localidade estão sem escola para estudarem e para concluírem o ano letivo de 2012. É uma vergonha!!!
Falsa propaganda
Por tudo que já foi propagado em relação a revolução feita na educação do município de Coroatá, fica aqui o dito pelo não dito quando se trata da educação do povo de Coroatá. Isto é, esqueçam a falsa propaganda veiculada a tudo que seja correlato à educação de Coroatá! Apaguem essa ideia sobre tudo o que você já ouviu, falar e dizer através dos meios de comunicação de massa pertencentes ao Prefeito 171, que vendem uma propaganda enganosa e mentirosa sobre a educação de Coroatá. A não ser que a tal revolução na educação seja vista no plano virtual! Pois, quando se trata no plano surreal, é um verdadeiro desastre! É uma educação cheia de mazelas, de vícios, de falcatruas e de “maracutaias”!!!
Pelo visto, enquanto os alunos na zona rural assistem às aulas debaixo de uma choupana, ou melhor, debaixo duma latada de palhas e de telhas improvisadas pelos moradores de São José dos Brocotós. Ou seja, sem a menor condição educacional para se ter um aprendizado decente e digno de qualquer ser humano.
bebedouro atualmente usado pelos alunos
Local impróprio
As crianças estudam num lugar pior do que uma pocilga - local que se cria porcos -denominada de 'escola-barracão'. São crianças que estão na faixa etária de 06 a 12 anos e que são submetidas aos maus tratos pela revolucionária educação implantada pelo 'mestre' Odair José. O desconforto é total! O piso empoeirado impregna o ar irritando os olhos e as narinas dos alunos. O filtro de água é de cerâmica. Sabe-se lá quando são lavadas as suas velas! E pior? Possui apenas um copo de alumínio para uso coletivo de todos os alunos. As necessidades fisiológicas dos alunos são realizadas no matagal em volta da 'escola-barracão'. A merenda escolar praticamente não existe! Enfim, os alunos estão sob todas as intempéries da natureza. Sem nenhuma proteção contra o sol, contra o vento ou contra a chuva.
escombros da antiga escola
Sobras da extinta escola
Em frente a 'escola-choupana' apenas existe as sobras da extinta 'escola-barracão' que caiu há vários meses. Mas, certamente, recebe todos os recursos enviados pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Inclusive, os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Assistência ao Transporte Escolar (PNATE). Agora, quanto à aplicação desses recursos não se sabe ao certo para onde vão, nem como são utilizados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.