Pages

terça-feira, 7 de maio de 2013

Coroatá inicia em maio mobilização para erradicar Hanseníase


Na segunda semana de maio, agentes comunitários e agentes de endemias começarão treinamento de mobilização e implementação do Programa de Controle e Erradicação da Hanseníase em Coroatá.
A capacitação ocorrerá também para outros profissionais da saúde. Inicialmente será feita uma triagem para diagnosticar os casos e, todas as pessoas que tiverem problemas de pele serão consultadas. A campanha será realizada duas vezes ao ano até o fim do mandato da prefeita, Teresa Murad (PMDB). A intenção é erradicar a hanseníase no município até 2016.
A Hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades nas mãos, nos pés, nariz, nas orelhas ou nos olhos.
A chefe de Departamento de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde, Léa Márcia Melo da Costa acredita que em quatro anos a doença poderá ser erradicada no município.
“Pela atenção básica e com a campanha de mobilização se espera um resultado muito positivo no controle e, futuramente, a eliminação da Hanseníase em Coroatá”, ressalta.
A dermatologista e especialista na área de Hansenologia, Celijane Melo ressalta a importância de um diagnóstico precoce.
“Quando um paciente é diagnosticado, muitas vezes ele ainda não tem a forma contagiosa da doença. Por isso, há a necessidade de a gente diagnosticar cedo para quebrar essa cadeia de transição”, explica.
É importante se atentar aos sintomas. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores serão os resultados. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.