Pages

terça-feira, 14 de maio de 2013

O QUE DIFERE O SAMU DE ONTEM PARA O SAMU DE HOJE, NA GESTÃO TERESA MURAD???

Falar a mesmice de como foi deixado e entregue o antigo Samu à atual gestão da Prefeita Teresa Murad (PMDB), não é mais novidade nem tampouco, é preciso ficar aqui relembrando de todos aqueles cacarecos velhos e inservíveis e de um amontoado de ambulâncias quebradas e imprestáveis, que não tinham mais nenhuma utilidade alguma à população de Coroatá.  
O que nós queremos dizer à população coroataense, é que o Sistema de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), mudou por completo a sua filosofia de trabalho perante às pessoas que de ele necessitam em qualquer atendimento de urgência. Tudo por lá foi reformulado, renovado e reaparelhado de forma que o risco de morte de um paciente assistido pelo SAMU de hoje, é menor do que o risco de morte de um paciente assistido pelo SAMU de ontem. Isto é, antes era apenas o SAMU e ponto final!
A tríade que envolve os profissionais de saúde ali lotados naquela unidade, consiste em treinamento, capacitação e responsabilidade em tudo que fazem em prol das pessoas que para lá se destinam. Esse é o primeiro ponto que faz a diferença! Afinal, acolher e cuidas das pessoas como seres humanos é bastante importante!!!


Além disso, o SAMU de Coroatá conta com o AEROMED, que quando acionado vem em socorro de pacientes que não têm condições de transporte terrestre.  Ou seja, um helicóptero vem buscar e levar esse paciente para outra localidade, caso esse paciente, requer maiores cuidados médicos e não puder ser assistido de forma plena na macrorregional de saúde de Coroatá. Por exemplo, recentemente um paciente com câncer sigmóide foi transportado da cidade de Timbiras às pressas de helicóptero para a Capital do Estado. E toda a equipe do SAMU de Coroatá, participou dessa grandiosa ação médica. Um belo gesto humano!!!

COMANDO
Hoje, o SAMU está sob o comando do Dr. Ivan Carlos Ferreira Lima, Enfermeiro e Diretor-Administrativo, ao lado do Dr. Josué, Diretor-Clínico e da Enfermeira-Chefe, Dra. Natielle e de técnicos de enfermagem, altamente preparados para entrar em ação do dia ou da noite. Ou seja, funcionando em regime de plantão, 24 horas!
O SAMU de Coroatá tem como fortíssimo aliado e parceiro, a Central de Leitos do Estado do Maranhão, que regula e disponibiliza cerca de 180 leitos, aproximadamente, para atender toda a região. Atendendo assim, para mais de 40 municípios circunvizinhos a Coroatá. Ou melhor, onde tiver leitos disponíveis em caso de emergência, o paciente será levado para essa unidade de saúde mais próxima.

 DOAÇÃO DE AMBULÂNCIAS

 A Prefeita Teresa Murad, sensibilizada com a situação à qual foi deixado o SAMU, fez a doação de duas novas ambulâncias, afim de melhorar as condições de atendimento do SAMU local. Inclusive, todo o sistema de informática foi renovado e reequipado para agilizar os procedimentos médicos de primeiros-socorros!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.