Pages

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Salvação do péssimo serviço prestado pelos Socorrões!!! Hospital Geral realiza mutirão de cirurgias de vesícula

Setenta pacientes serão submetidos esta semana a cirurgia de vesícula no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral). O mutirão será realizado até a próxima sexta-feira (24) e pretende diminuir o número de pacientes que aguardam pela cirurgia, que no último levantamento feito pela direção do hospital chegou ao total de 670 pessoas.
A cirurgia de colecistectomia, tanto pela via convencional como laparoscópica, é realizada diariamente no Hospital Tarquínio Lopes Filho.         O diretor da unidade estadual de saúde, Luiz Alfredo Neto Guterrez, disse que em média são submetidos semanalmente ao procedimento de colecistectomia de 10 a 15 pacientes. “O mutirão de vesícula foi programado para diminuir o número de pessoas que aguardam pelo procedimento, sem a necessidade de mexermos na rotina do hospital”, explicou ele. No mês de abril foram feitos, naquela unidade, 514 procedimentos cirúrgicos.
A cirurgia está indicada para indivíduos diagnosticados com vesícula inflamada ou com pedras na vesícula. Essa cirurgia é relativamente simples, feita com anestesia geral e um pequeno corte na região abdominal, e o tempo de internação hospitalar varia entre um e dois dias. Antigamente, o procedimento era indicado somente para pessoas que se encontravam em crise. Hoje em dia muitos médicos operam para prevenir uma crise de pedra na vesícula futura.
A estudante Lena Mykaella Souza Costa dos Santos, 16 anos, do município de Chapadinha, foi uma das pacientes submetidas ao procedimento. “Estou feliz porque já fiquei até internada devido às fortes dores”, disse ela. A funcionária pública Maria de Jesus Aires Silva, 53 anos, de São Luis, também foi operada. “Estou muito feliz porque desde 2009 espero para fazer esta cirurgia. Consultei e fiz os exames no Hospital Presidente Dutra e estava aguardando”, disse.
Qualificação
Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral estão participando da Semana de Enfermagem – cuidando de quem cuida. O evento teve início nesta segunda (20) e contou com a presença do diretor do hospital, Luiz Alfredo; do coordenador de Clínica Cirúrgica, Manoel Francisco; da diretora de Enfermagem, Maria José Nunes, e da coordenadora de enfermagem da clínica oncológica, Niedja Fonseca. O evento será nesta encerrado nesta terça-feira (21).
Da programação da Semana de Enfermagem constam atividades motivacionais, oficinas e palestras de “Como proceder em acidentes com perfuro cortantes”, “Cuidando de quem cuida: patologias ocupacionais de práticas de enfermagem”, “Aspectos éticos e legais dos registros de enfermagem” e “Enfermagem administrativa: esse papel é meu?”.
Fonte: Blog do Caio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.