Pages

terça-feira, 25 de junho de 2013

Governo do Estado realizará mutirão de cirurgias de catarata em todo o Maranhão


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Governo Federal e as prefeituras municipais, realizará um mutirão de cirurgias de catarata em todas as regiões do Maranhão, nos meses de julho e agosto. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (24) pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, em reunião realizada com os gestores das 19 regionais de saúde do estado. O objetivo é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.
Ricardo Murad informou aos gestores regionais que, por meio de processos licitatórios, quatro empresas foram contratadas para realizar os procedimentos de diagnóstico e tratamento cirúrgico de catarata. “Onde não houver execução direta desse programa pelos municípios, faremos um esforço concentrado para atender a população do interior, que tem mais dificuldade de fazer consultas e cirurgias oftalmológicas”, declarou ele.
O secretário orientou os gestores regionais a buscarem a parceria das prefeituras, no sentido de informar a população sobre o local e o período em que as equipes das clínicas oftalmológicas estarão em seus municípios para diagnosticar e tratar cirurgicamente os casos de catarata. Ao todo, pacientes de 181 cidades maranhenses deverão ser atendidas no programa executado pela SES.
O número de pacientes atendidos dependerá da demanda existente em cada região, com a recomendação de que deverão ser assistidos todos os que já operaram um dos olhos e ainda necessita fazer o mesmo procedimento no outro.  Em todas as regiões haverá divulgação prévia sobre o local e o período de atendimento, e a documentação que os pacientes devem apresentar.
 Glaucoma
Os contratos firmados pela SES com as clínicas oftalmológicas também abrangem tratamento do glaucoma, que começará simultaneamente com o da catarata, mas terá tempo de execução mais prolongado – inicialmente de um ano. Neste caso, a SES solicitou dos municípios que façam a triagem dos pacientes para que eles sejam tratados pelos oftalmologistas integrantes do programa.
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.