Pages

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SES leva atendimento a centenas de pessoas durante Governo Itinerante

Foram realizados mutirão de catarata e glaucoma, ações de vigilância epidemiológica, assistência em clínica médica, pediatria, dermatologia e exames de preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol e PSA.  
*      

A busca por atendimentos de saúde nos municípios de Monção, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Arari foi grande neste início da semana – durante o Governo Itinerante. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou para as comunidades a realização do mutirão de catarata e glaucoma, ações de vigilância epidemiológica, assistência em clínica médica, pediatria, dermatologia e exames de preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol total e PSA (próstata).

Na terça-feira (16), primeiro dia das ações de saúde nos municípios, foram realizadas 135 consultas oftalmológicas e 21 cirurgias de catarata no Hospital Moisés da Silva, em Vitória do Mearim. Maria do Socorro Costa da Silva, 55 anos, foi uma das pessoas beneficiadas. Ela contou que já havia consultado em São Luís e chegou até a fazer os exames pré-operatórios. “Quando soube que ia ter cirurgia aqui no município, tratei de vir logo cedo para garantir atendimento. Assim, evito voltar pra fazer em São Luís”, disse ela.

Lá também foram registrados, no primeiro dia, 92 atendimentos de clínica médica; 45 de pediatria; 70 consultas dermatologistas e diagnosticado um novo caso de hanseníase; 140 triagens (aferições de pressão arterial e pesagem); 46 preventivos; 97 exames de glicemia e 97 de colesterol e 45 de próstata. A aposentada Rosa Nascimento Gomes Maciel, moradora de Vitória do Mearim, aproveitou para fazer exames laboratoriais e consultar com oftalmologista. “Temos que cuidar sempre da saúde e, por isso, fiz questão de vir fazer os exames”, contou.

No município de Igarapé do Meio, os atendimentos foram prestados no Hospital Municipal Liberato de Lima. O mutirão de oftalmologia contabilizou 109 consultas e 92 pessoas foram encaminhadas para fazer a cirurgia no Hospital Geral de Monção – inaugurado na terça-feira (16). Ângela Maria Costa levou as filhas Iasmin (14), Iara Estephanie (11) e Ianara Ingrid (8) para consultar com pediatra. “Nem sempre temos profissionais especializados na cidade e quero aproveitar para consultar e fazer os exames das meninas”, justificou.

As ações de vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação) contabilizaram 41 atendimentos. Foram 85 de clínica médica: 85 preventivos do câncer ginecológico; 73 exames de glicemia; 73 de colesterol e 17 de próstata. José de Ribamar Santos, 50 anos, do povoado Laje Comprida, compareceu ao local para fazer os exames laboratoriais. “Sempre tive vontade de fazer o exame da próstata e não tinha como pagar para fazer particular ou viajar para fazer em Santa Inês”, contou.

Monção e Arari 

Maria Divina Leite Alves e sua filha Lara Lohana Bezerra, de 3 anos, foram umas das primeiras pacientes do Hospital Geral de Monção. A mãe disse que chegou logo cedo para conhecer as instalações do hospital.  “Soube que os atendimentos iam iniciar hoje e trouxe minha filha para consultar com o pediatra e vim fazer o preventivo de câncer ginecológico. Está tudo muito limpo e bonito, dá gosto até de ficar aqui dentro”, comentou.

No primeiro dia de funcionamento do hospital também foram realizadas 26 consultas oftalmológicas e 11 pessoas submetidas foram a cirurgia de catarata. Houve 32 consultas dermatológicas; 60 triagens; 55 consultas de clínica médica; 131 exames de colesterol e 131 de glicemia; 21 de próstata e três preventivos. Rosinalva Santos, do povoado Camunhenga, buscou atendimento de dermatologia. 

“Há tempos tenho uma alergia e não tenho tempo para consultar. Agora ficou mais fácil”, disse.

Na cidade de Arari, também foram realizados dois dias de ações da saúde. Foram 69 consultas com clínico geral; 77 triagens (peso e pressão arterial); 23 doses de vacinas aplicadas; 25 preventivos; 66 exames de colesterol e 66 de glicemia e 23 de próstata. Os atendimentos do mutirão de catarata/glaucoma e de hanseníase foram realizados no segundo dia.
 
A secretária de Saúde de Arari, Meire Prazeres, disse que as ações são importantes porque levam para os municípios atendimentos especializados. Ela explicou que para fazer uma cirurgia de catarata pelo SUS, o paciente de Arari é encaminhado para São Luís. “Esta é a oportunidade que as pessoas têm de fazer as cirurgias de catarata ou o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mais próximo de sua residência, sem nenhum custo e com qualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.