Pages

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Governadora destaca obras dos Diques da Baixada e da MA-014 em Olinda Nova

Obras foram apresentadas pela Governadora Roseana na passagem do Governo Itinerante no município de Olinda Nova, na região da Baixada Maranhense. 
A governadora Roseana Sarney anunciou nesta terça-feira (13), durante visita ao município de Olinda Nova do Maranhão, a abertura, no dia 10 de setembro, da licitação para os Diques da Baixada Maranhense, obra há muito esperada pela população e que vai fortalecer a economia da região. A boa notícia foi dada durante mais uma etapa do Governo Itinerante que levou para o município ações em diversas áreas, entre elas saúde, cidadania e agricultura.
“Estou visitando a Baixada novamente, inaugurando obras e trazendo serviços. Vamos instalar aqui uma sala da Univima (Universidade Virtual do Maranhão), firmando parceria com as prefeituras e com a sociedade civil para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Estou também verificando as nossas obras e anunciado a abertura da licitação para os Diques da Baixada. A região não vai mais secar, vamos ter uma atividade econômica forte, como a pesca, a plantação de arroz e várias outras atividades”, afirmou a governadora Roseana Sarney.
Por meio do Projeto Diques da Baixada Maranhense, serão construídos cerca de 70 km de um sistema de reservatórios com 24 a 26 vertedouros que coincidirão com os igarapés, evitando a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce. Diferentes das barragens, que costumam acumular água apenas de um lado, os diques permitirão que a água seja acumulada dos dois lados. O objetivo é controlar o nível de água nos campos, já que depois que termina o inverno, eles ficam secos e impróprios para qualquer processo produtivo.
Ao lado do prefeito, Edson Barros Costa Junior, dos deputados estaduais Jota Pinto e Edilázio Junior e de secretários de Estado a governadora Roseana Sarney anunciou ainda que até o final do ano irá entregar a obra de construção da MA-014, que interliga vários municípios da Baixada Maranhense. Ela também anunciou a instalação de uma antena da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), que vai possibilitar a oferta de cursos profissionalizantes para os jovens do município. “Qualificando nossos jovens estamos garantindo a eles oportunidade de ocupar as vagas de trabalho que surgem com os investimentos que estão se instalando no Maranhão”, observou a governadora.
O prefeito do município agradeceu a governadora pelas ações levadas pelo Governo Itinerante e disse estar muito feliz com os serviços destinados à população. “A governadora tem feito um grande trabalho em todo o Maranhão e Olinda Nova também está recebendo os benefícios do governo em diversas áreas”, destacou o prefeito Costa Júnior. Durante sua visita Roseana Sarney falou com moradores e aproveitou para prestar conta das ações do governo, destacando ações de saúde, educação e infraestrutura.
Ações
No município, o governo fez a entrega de kits de irrigação e de 200 Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) possibilitando ao agricultor acesso a financiamento para o incremento da produção na região.
A exemplo do que tem acontecido em outros municípios que já receberam o Governo Itinerante, em Olinda Nova do Maranhão o governo intensificou as ações nas áreas de saúde com maior oferta de consultas em clínica médica e pediátrica; preventivo de câncer ginecológico – Colpocitologia Oncótica; e atendimento de Laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total, PSA, consultas para diagnóstico, tratamento do glaucoma e cirurgia de catarata.
No âmbito da Secretaria os Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), a unidade móvel do Viva Cidadão ofertou a população os serviços de emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e do registro civil de nascimento.  Muitas mães aproveitaram a presença do caminhão do Viva Cidadão para tirar carteira de identidade e CPF dos filhos.
Foi o caso da dona de casa Sidney dos Santos Mota, que levou as duas filhas Ana Carolina, de um ano e onze meses, e Maria Clara, de três anos. “Tenho o serviço aqui pertinho e de graça, a gente não pode deixar de aproveitar”, disse Sidney Mota.
Também nesta terça-feira (13), a governadora Roseana esteve em Matinha, onde inaugurou Hospital de 20 leitos, conferiu as ações do governo e entregou DAPs do Pronaf. O Governo Itinerante terá prosseguimento nesta quarta-feira (14), quando a governadora vai aos municípios de Presidente Sarney e Pedro do Rosário.
Fonte Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.