Pages

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Roseana leva ações do Itinerante e inaugura dois hospitais na Região Tocantina

Na quarta (25), a governadora terá agenda em Ribamar Fiquene e João Lisboa; e na quinta (26), em Campestre do Maranhão e Senador La Rocque.

Dando continuidade ao governo itinerante, a governadora Roseana Sarney viaja à Região Tocantina nesta quarta (25) e quinta-feira (26). No primeiro dia, ela terá agenda em Ribamar Fiquene e João Lisboa; e no segundo, em Campestre do Maranhão e Senador La Rocque. A viagem, adiada semana passada pela governadora por causa de quadro alérgico, incluirá compromissos como a inauguração de dois hospitais de 20 leitos, além da realização de ações do programa.

“Não pude estar na Região Tocantina na semana passada, mas viajo com ânimo renovado porque o Governo Itinerante também intensifica as ações em diversas áreas, com atendimentos em saúde, cidadania, educação, cultura, agricultura familiar”, declarou a governadora, que estará acompanhada de comitiva formada por secretários de Estado, deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças da região.

Ela destacou a importância de realizar ações de mãos dadas com as prefeituras em todo o estado. “O governo tem investido na parceria com os municípios e esse trabalho conjunto tem assegurado muitos benefícios para os moradores de todas as cidades do Maranhão”, declarou a governadora Roseana.

Na programação desta etapa do Governo Itinerante, haverá a inauguração de mais duas unidades do Programa Saúde é Vida. Na quarta (25), entrará em operação o Hospital de Ribamar Fiquene, e na quinta-feira (26) será entregue à população o Hospital de Campestre do Maranhão.

Os dois hospitais foram construídos e equipados com recursos do Tesouro Estadual. Dispõem de 20 leitos de internação, sala de parto, Serviço de Pronto Atendimento (SPA), exames de raio-x e demais dependências para garantir assistência 24 horas por dia.

Nos quatro municípios, agricultores familiares receberão Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs ao Pronaf); piscicultores serão beneficiados com ração para engorda de peixes. Vale destacar que, em Ribamar Fiquene haverá a inauguração de uma praça e também entrega de kits de pesca a profissionais do setor, composto de motor rabeta, caixa térmica e colete salva-vidas.

A unidade móvel do Viva Cidadão, sob coordenação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, levará diversos serviços aos quatro municípios. Será disponibilizada a emissão de documentos como Carteira de Identidade, CPF e serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atividades online e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na área de cultura, haverá orientação a gestores municipais do setor quanto à adesão ao Sistema Nacional de Cultura e à Lei de Incentivo à Cultura; e orientação, por meio de questionário, para realização do mapeamento das atividades artístico-culturais existentes em cada município, propiciando um pequeno sistema de indicadores culturais.

Também será oferecido assessoramento quanto à gestão, organização e dinamização das bibliotecas públicas municipais e articulação para criação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura.

No campo da educação, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará capacitação de gestores escolares aberto para as unidades escolares do Estado e do Município, promovida pelas equipes da Supervisão de Gestão Escolar e Secretaria Adjunta de Coordenação das Unidades Regionais de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.