Pages

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Roseana leva Itinerante a cinco municípios do Leste Maranhense

Serão visitados os municípios de Araioses, Brejo, Santana do Maranhão, São Bernardo e Magalhães de Almeida, nas terça (10) e quarta-feira (11).

A governadora Roseana Sarney viaja ao Leste Maranhense, onde terá extensa agenda, nesta terça (10) e quarta (11), nos municípios de Araioses, Brejo, Santana do Maranhão, São Bernardo e Magalhães de Almeida. Destaques para a inauguração de hospital, de centro de ensino e da pavimentação de trecho da rodovia MA-327.

“Estamos prosseguindo com o roteiro do Governo Itinerante, que é uma iniciativa reconhecida e aprovada pela população maranhense. Agora, levaremos obras, ações e serviços a cinco municípios do Leste do estado”, destacou Roseana Sarney, que será acompanhada de comitiva de secretários, deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças da região.

O primeiro município a ser visitado pela governadora é Araioses. Na cidade, visita as ações do Governo Itinerante, que incluem a emissão de documentos e atendimentos médicos em diversas especialidades. Roseana Sarney também entrega Declaração de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e distribui a piscicultores ração para engorda de peixes.

Em seguida, a governadora vai a Brejo, onde confere os serviços ofertados pelo Governo Itinerante, com destaque para a unidade móvel do Viva Cidadão, que disponibiliza a emissão de documentos, a exemplo da carteira de identidade, carteira de trabalho e título de eleitor.  Agricultores familiares do município também serão beneficiados com DAPS do Pronaf e piscicultores receberão ração para engorda de peixes.

No segundo dia do Itinerante, quarta-feira (11), a governadora inicia a agenda inaugurando mais uma unidade hospitalar do Programa Saúde é Vida, desta vez em Santana do Maranhão. Construído e equipado com recursos estaduais, o hospital tem 20 leitos de internação, centro de parto normal e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Também oferecerá exames de raio-x e atendimento em clínica médica, pediátrica e obstétrica. Será interligado à rede de hospitais mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na cidade, Roseana Sarney inaugura o Centro de Ensino São Francisco e entrega a pavimentação da rodovia MA-327, entre Santana do MA e o Entroncamento com a MA-034.

A próxima cidade visitada é São Bernardo, onde também haverá visita as ações do Itinerante, entrega DAPs do Pronaf e de ração para engorda de peixes. Na cidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão vai realizar palestras sobre atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros; sobre combate a incêndio, vazamento de GLP (gás de cozinha) e acidentes domésticos, além de vistorias técnico-educativas em edificações diversificadas.

A quinta cidade a ser visitada é Magalhães de Almeida, onde a governadora Roseana inaugura o Centro de Ensino Neto Carvalho. Assim como os demais, o município receberá atendimentos diversos nas áreas de saúde.

Serão oferecidas ações da Vigilância Epidemiológica, com vacinação e atualização do calendário de crianças, jovens e adultos. Também haverá assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de Laboratório de análise clinica (glicemia e colesterol total) e PSA.

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), é outro órgão que, também, estará presente no mutirão de ações do Governo Itinerante. O cronograma de atividades inclui palestra sobre Direitos do Consumidor, distribuição de material educativo e atendimento ao consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.