Pages

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Governo e Unicef firmam parceria


O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, na tarde de quarta-feira (16), do lançamento do Selo Unicef Município Aprovado. Na ocasião, ele representou a governadora Roseana Sarney, a solenidade que aconteceu no auditório da Associação Comercial contou com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce, Fundação Josué Montello e Instituto Formação. Washington Luiz compôs a mesa solene do evento ao lado do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl, de representes do poder público, do setor privado e da sociedade civil organizada.

No Maranhão, o novo ciclo do Selo Unicef está sendo desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR), com a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e Petrobras. Participaram do evento as secretárias de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, a de Direitos Humanos, Luiza Oliveira.

Na solenidade, foi assinado pelo Governo do Estado e pelo Unicef um termo de compromisso para a agenda da Criança Amazônia, que envolve um conjunto de ações em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes na região da Amazônia Legal. “Acabamos de assinar um importante documento que oficializa esta parceria entre o Unicef e o Governo do Maranhão. A nossa meta é que o número de adesões dos municípios superem a da edição anterior, para isso, iremos trabalhar na sensibilização dos gestores municipais, pois, como ressalta o Unicef é no município que a criança nasce, cresce e se desenvolve", finalizou o vice-governador.

Em seu discurso, o vice-governador destacou o compromisso do Governo do Estado com as crianças e adolescentes maranhenses e ressaltou a importância dessa parceria com o Unicef. “O Maranhão sente-se honrado em ser o primeiro estado onde se realiza o lançamento do Selo Unicef e temos certeza de que os nossos gestores municipais irão juntos conosco assumir esse compromisso de promover o desenvolvimento físico, social e emocional das nossas crianças e adolescentes”, afirmou Washington.

Na última edição do Selo Unicef 2009-2012, o Maranhão se destacou entre os estados da Amazônia Legal com 154 municípios que aderiram à iniciativa, sendo que destes 38 receberam o Selo Unicef Município Aprovado. O estudante Evandro Silva Júnior destacou a importância dessa iniciativa para a proteção das crianças e adolescentes.

“Para nós, foi muito importante esse processo de sensibilização dos gestores públicos e sociedade civil organizada em prol da nossa infância e juventude. Por isso, só temos a agradecer ao Governo do Estado e ao Unicef por essa iniciativa que de fato muda a nossa vida, pois através dela, nos tornamos cada dia mais protagonistas de nossas histórias”, enfatizou o jovem.

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, agradeceu o apoio do Governo do Estado na parceria e destacou a  importância desse diálogo entre poder público e sociedade ser constante. "Fico feliz em perceber a sensibilidade do governo local com as questões que envolvem as crianças e adolescentes, é verdade que avanços ainda são necessários, mas o caminho para isso está sendo traçado com responsabilidade. Por isso, fico satisfeito em perceber que aqui no Maranhão, apesar de todos os desafios, o recado foi entendido: crianças e adolescentes tem que ser prioridade", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.