Pages

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Secretário Aluisio Mendes visita Academia Integrada de Segurança Pública



O Secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, visitou, na sexta-feira (18), a Academia Integrada de Segurança Pública (Aisp). A intenção foi acompanhar o processo de formação dos candidatos que almejam ingressar nos quadros da Polícia Judiciária do Maranhão.
O titular da pasta da Segurança visitou as salas de aula, conversou com os candidatos e pediu empenho e dedicação durante o curso de formação, além de tirar dúvidas referentes ao concurso público. Ele ainda destacouPlano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores que está sendo desenvolvido pelo Governo do Maranhão.
Segundo ele, o PGCCS assegura a valorização do servidor público estadual, promove justiça salarial, garante aposentadoria digna e ainda renovar o quadro de pessoal com a realização de concursos públicos.
Na ocasião, Mendes acompanhado do Secretário-Adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa e da Delegada Geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende entregaram mais duas novas viaturas. A Triton L200 será empregada nos trabalhos acadêmicos da Aisp. Já o Fiesta nas ações do Instituto Médico Legal (IML), órgão ligado a Superintendência de Polícia Técnica Cientifica (SPTC).
“Nosso intuito é que os que forem aprovados aqui no Curso de Formação sejam profissionais bem-preparados, e que possam ingressar no Sistema de Segurança prontos para reforçar o combate à criminalidade e dá uma resposta eficaz à sociedade. Este concurso irá suprir uma parte da necessidade que temos hoje. Eles precisam interiorizar, que a sociedade os aguardam para que façam frente a violência”, comentou Aluisio Mendes durante a conversa com os candidatos.
O Curso de Formação teve início no dia 16 de setembro e terá duração de três meses. A previsão de término é o dia 10 de dezembro. Participam da formação, candidatos ao cargo de investigadores, escrivães, peritos criminais; médicos legistas, farmacêuticos legistas, odontologistas e auxiliares de Perícia Médico Legal. 
É constituído por uma média de 25 disciplinas, em que os alunos serão submetidos a avaliações teóricas e práticas, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório, tais como; Educação Física, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro, Ética e Cidadania aplicada à Atividade Policial, Psicologia e Saúde Aplicada, Direitos Humanos, Investigação e Inteligência Policial, entre outras.
Conforme previsto no edital do certame, serão considerados aprovados os alunos que obtiverem em cada disciplina nota igual ou superior a 5, sendo eliminado e automaticamente desligado do curso, o aluno que alcançar nota inferior.
 A delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende, destacou a importância da Academia na formação dos novos investigadores, peritos, médicos legistas. “Dentro da Academia, os candidatos já começam a perceber a importância do comprometimento com a instituição. Eles precisam ao final do curso compreender que precisam servir bem a sociedade Com esse aumento de efetivo conseguimos suprir algumas demandas no interior do estado”, comentou a delegada. 
Compromisso
O diretor da Aisp, Delegado Mauro Rocha, garantiu que a Academia tem se empenhando em formar profissionais gabaritados. “Nosso compromisso, enquanto Academia, é formar com qualidade e eficiência”. Acompanharam a visita, os Superintendentes de Polícia Civil do Interior, Delegado Jair de Lima Paiva Junior, e de Polícia Técnica-Cientifica, Cássio Marques; os diretores dos Institutos Médico Legal (IML), Almir Ferreira Alburquerque e de Criminalística do Maranhão (Icrim), Carlos Henrique Roxo, além de outros delegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.