Pages

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Governadora entrega ambulâncias e inaugura leitos de alta complexidade no HCM


Das 50 ambulâncias entregues, 33 atuarão em São Luís e 17 no interior do estado. Ao todo, o hospital contará com 172 leitos de internação.
*
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguraram, na manhã desta quarta-feira (6), mais 81 leitos clínicos do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (Ipem). Atualmente, 91 já funcionam na unidade.

“Estamos praticamente dobrando o número de leitos e aumentando para 57 o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Isso significa melhorar o atendimento não só de São Luís, mas também do interior do Maranhão. Com esse grau de atendimento e de tecnologia implantados aqui, o HCM, com certeza, será um hospital de referência para o Brasil”, afirmou a governadora.


Ao todo, serão 172 leitos de internação e 39 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) totalmente climatizados. De acordo com o secretário Ricardo Murad, a iniciativa vai reduzir o tempo de espera nas filas dos hospitais. “Estes novos leitos farão uma diferença muito grande para quem está aguardando uma vaga na especialidade médica de alta complexidade. A dobra dessa capacidade movimentará toda a rede de saúde do estado, seja ela municipal, estadual ou federal”, pontuou o secretário Ricardo Murad.

Na ocasião, também foram entregues 50 ambulâncias, das quais 33 atuarão em São Luís e 17 no interior do estado. “Não se trata de substituição da frota, mas da sua ampliação. É a necessidade de mais ambulâncias para melhor servir a população. São ambulâncias preparadas, muito bem equipadas com o que há de melhor no transporte móvel para pacientes”, explicou.

Integrando as ações do programa Saúde é Vida, já foram inaugurados 200 leitos de UTI móvel, 6 hospitais regionais (50 leitos), 28 hospitais (20 leitos), 1 hospital macrorregional (100 leitos), 2 hospitais de alta complexidade e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).


Reforma

Esta é a primeira vez em 30 anos que o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira passa por uma reforma completa. Com cinco andares, as obras foram planejadas em etapas, sendo que parte do térreo, segundo,  terceiro, quarto e quinto andares já foram entregues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.