Pages

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vice-governador prestigia entrega de Unidade de Prevenção Oncológica em Imperatriz



O vice-governador Washington Luiz Oliveira prestigiou a entrega de uma moderna Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer (ônibus adaptado) feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao município de Imperatriz. Participaram, também, da cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira (21), secretários de Estado, Ricardo Murad (Saúde), e Luis Fernando Silva (Infraestrutura), e presidente da Fundação Vale, Murilo Ferreira.

Equipada para realizar 7,6 mil exames preventivos/mês dos cânceres de mama, colo de útero e de pele, além de poder realizar cirurgias, a unidade móvel recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões e servirá para reforçar o atendimento já oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer é resultado de parceria firmada entre a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz e Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos).

Washington Luiz elogiou a parceria firmada para o trabalho de prevenção ao câncer em Imperatriz e destacou as ações promovidas pelo Governo do Estado na área da saúde. “O governo tem feito um arrojado trabalho para melhoria do atendimento das populações do Maranhão e parcerias como estas, reforçam as ações realizadas e são fundamentais para Imperatriz e todo estado”.

O ministro Alexandre Padilha elencou os benefícios conquistados por Imperatriz com o início do funcionamento da unidade móvel de Prevenção ao Câncer. “Agora será possível realizar diversos exames na área oncológica neste ônibus, que conta com equipamentos modernos, prontos para atender a população. Com isso nós poderemos levar o mais próximo possível das casas das pessoas, este serviço que é para reduzirmos os índices da doença no Brasil”.

O ministro Alexandre Padilha elogiou as ações do Governo do Estado no campo da saúde. “Esta é uma grande parceria e que vem gerando diversos resultados. O governo maranhense implantou um arrojado programa de construção dos hospitais e temos o funcionamento das UPAs que servem de modelo para o Brasil. Vamos continuar apoiando a governadora Roseana Sarney e promover mais ações, como o Mais Médicos e a garantia de mais recursos para a manutenção, o custeio e a contratação de outros profissionais e assim garantirmos uma saúde de qualidade a população”, finalizou.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad ressaltou a parceria entre o Governo do Maranhão, o Ministério da Saúde e a prefeitura de Imperatriz, no desenvolvimento de ações para a melhoria da oferta de atendimento à população local. “Essa é uma ação conjunta e a entrega deste ônibus reforça o sistema de atenção oncológica no município e possibilita à comunidade o acesso facilitado na realização dos exames preventivos do câncer”.

Ricardo Murad ressaltou as ações do Programa “Saúde é Vida”, realizadas no estado, entre elas a construção dos hospitais, sendo Imperatriz, um das cidades beneficiadas com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a construção de um hospital de Alta Complexidade para responder a vários procedimentos nas áreas de cardiologia, neurologia, ortopedia, entre outros. O objetivo é que o sistema funcione e dê conforto e segurança para os pacientes da região.

O secretário aproveitou para anunciar novos investimentos do Governo do Maranhão em Imperatriz, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses). Já está em fase de licitação a construção de um moderno centro de hemodiálise na cidade, para ampliar o atendimento oferecido aos portadores de insuficiência renal. Outra novidade, será a construção de um Hemocentro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) na cidade, que possibilitará melhor resolutividade nas demandas de coleta, processamento e distribuição  de  hemocomponentes  para  toda  a  rede hospitalar  pública  e   privada. Atualmente, Imperatriz conta com um núcleo de hemoterapia.

Termo de cooperação

Durante o evento foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz, com o objetivo de garantir que os investimentos sociais da fundação na área de saúde sejam aplicados no custeio dos exames e outros procedimentos que serão realizados na unidade móvel.

Presente ao evento, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, agradeceu ao ministro Alexandre Padilha, o apoio destinado pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado. Ele lembrou os pleitos feitos pela governadora Roseana na busca de melhorias do sistema de saúde estadual e dos municípios maranhenses, e que obtiveram resposta positiva do ministro e da presidenta Dilma Rousseff.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a implantação do curso de Medicina em Imperatriz, que este ano realiza vestibular. Luis Fernando informou ao ministro que foi entregue recentemente a obra de acesso ao Campus avançado da Ufma em Imperatriz, uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica que foi atendida pelo Governo do Estado.

Unidade Móvel

É um ônibus adaptado que custou cerca de R$ 2,3 milhões, financiados pela Fundação Vale e construído pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos.

O veículo de dois andares foi dividido e conta com sala de espera com TV, sala de mamografia com mamógrafo de última geração, sala de coleta de colpocitologia, para realização de papanicolau, sala de exame de pele e o centro cirúrgico.

Em casos de câncer de pele será possível realizar além do exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Atualmente, 90% dos casos relacionados a este tipo de câncer já são resolvidos nesse tipo de serviço. A capacidade da unidade entregue em Imperatriz é para realizar 330 exames/dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.