Pages

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Direitos Humanos da OAB-MA aponta Sindicato de Agentes Penitenciários como responsável pelo caos em Pedrinhas…

Para Antonio Pedrosa, violência e mortes em Pedrinhas começaram quando o secretário Sebastião Uchôa substituiu diretores corruptos da penitenciária, ligados ao Sindspen, controlado pelo petista Cezar Bombeiro. O próprio Pedrosa, depois, negou as acusações, mas a entrevista é mais um motivo para a polícia investigar o sindicato e seus líderes


Antônio Pedrosa
Pedrosa: acusação e recuo sintomático
Em meio à profusão de notícias sobre a violência no Maranhão – desencadeada a partir do dia 3 de janeiro, com os ataques a ônibus e delegacias – uma forte declaração, de fonte credenciada, acabou passando despercebida.
Trata-se de uma acusação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Antonio Pedrosa, contra o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspem), resgatada agora por representar exatamente o pensamento deste blog sobre o assunto.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, no dia 11 de janeiro, Pedrosa revela, entre outras coisas já abordadas por este blog, que foi o Sindspen que entregou o vídeo fajuto ao juiz Douglas Martins, na tentativa de derrubar o secretário de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa.
E disse mais o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA: que o Sindispen, controlado pelo petista Cezar Bombeiro, cujo perfil já foi traçado neste blog, tenta derrubar Uchôa por que defende a tortura e o secretário quer a gestão da penitenciária nos moldes defendidos pela  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), entidade ligada à Igreja Católica.
- Essa visão de ressocialização entrou em confronto com esse segmento dos agentes penitenciários, ainda mais quando se descobriu a corrupção endêmica que havia dentro dos presídios. Uchôa substituiu os diretores ligados aos sindicatos e aí, coincidentemente, começaram as mortes. Claro que, se não houvesse facções, elas não tinham começado. Mas as facções foram organizadas com o apoio desses segmentos de agentes - afirmou Pedrosa, em entrevista à jornalista Mônica Manir, do Estadão. (Leia a íntegra aqui)
8123-7881 116
Cezar Bombeiro com a turma que ele apoia: traves acusações que precisam ser esclarecidas
No dia 14 de janeiro, dizendo-se mal interpretado, Pedrosa amenizou as críticas ao Sindspen, em nota encaminhada ao blog do Garrone – que havia reproduzido a entrevista do Estadão.  Embora publicasse a resposta, Garrone manteve a crença na primeira versão, inclusive com críticas à mudança de postura do advogado. (Leia aqui)
Este blog também tem críticas ácidas ao comportamento de Antonio Pedrosa, inclusive já elencadas aqui.
Mas a acusação que ele fez (pelo menos segundo O Estadão) casa com as investigações deste blog, que apontam um estranho comportamento do sindicalista Cezar Bombeiro nas ações que culminaram na morte da menina Ana Clara Souza e nos ferimentos a outras cinco vítimas graves. (Releia aqui)
E o blog as mantém como sugestão de investigação, mesmo com a mudança de posição do advogado Pedrosa.
Seja qual for o motivo que o tenha levado a recuar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.