Pages

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Luis Fernando defende ampliação de parcerias do Governo com municípios


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), defendeu ontem, durante ato de assinatura da ordem de serviço da pavimentação asfáltica da MA-334, que interligará as cidades de Feira Nova do Maranhão a Ricahão, a decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB) de fortalecer, desde o início do ano passado, as parcerias entre o Governo do Estado e os municípios maranhenses.
Luís Fernando
Luís Fernando
Desde que foram confirmadas as posses dos prefeitos eleitos em 2012, a governadora tem mantido uma agenda mensal de conversas com os gestores e destacado o fato de que as parcerias podem ser concretizadas independentemente de coloração partidária.
“É no município que o cidadão vive e é para o município que ele leva todas as suas demandas. Por isso, eu, municipalista convicto que sou, aplaudo essa iniciativa da governadora Roseana Sarney de aproximar o Estado dos munícipes, a partir do estabelecimento de parcerias importantes que levam o benefício onde o cidadão está”, declarou Luis Fernando.
Segundo ele, a série de obras que têm sido levadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) aos municípios do Maranhão é a concretização das parcerias firmadas em São Luís pelo Executivo.
“Essas obras que autorizamos aqui e nos vários municípios pelos quais passamos nas últimas semanas são as parcerias de que tanto falamos em São Luís sendo levadas à prática. Com a gente não tem isso de gogó. O que a gente combina com os gestores, aquilo que o governo diz que pode levar de benefício, efetivamente chega”, completou.
Presente à solenidade de ontem, o prefeito de Feira Nova do Maranhão, Paulo Coelho (PPS), elencou os benefícios práticos da parceria. “A parceria com o Governo do Estado é de grande importância para nosso município. Com a estrada, vai melhorar a saúde, o comércio e o transporte no nosso município, trazendo mais desenvolvimento para nós”, disse.
Trabalhos – Além das ações em pequenas cidades do estado, a governadora Roseana tem firmado parcerias institucionais sólidas com prefeitos de grandes municípios, mesmo os de oposição. Desde o início de 2013, já foram iniciados trabalhos em conjunto com pelo menos três grandes municípios maranhenses administrados por oposicionistas – Balsas, Caxias e Timon. O Executivo tem mantido, também, uma frente de trabalho em Imperatriz, com um prefeito do PSDB, Sebastião Madeira, e já iniciou tratativas com os prefeitos de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), e de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), para investimentos em conjunto nas áreas de infraestrutura e turismo, respectivamente.
Em Balsas, já está em andamento a construção de um aeroporto e de um hospital regional. Governo e Prefeitura acordaram também os termos para instalação de uma unidade da Universidade Virtual (Univima). O Anel da Soja e do Rodoanel – via perimetral no entorno da cidade, para desviar o fluxo do trânsito – também são projetos que devem ser executados pelo Estado.
Em Caxias, a parceria deve garantir a pavimentação de ruas, calçadas e ciclovias, além da construção de um shopping popular para abrigar camelôs da cidade. E em Timon, a principal demanda a ser atendida pela governadora é a implementação de um Distrito Industrial.
Obras e intervenções de infraestrutura estão entre as principais realizações efetivadas pelas parcerias entre o Executivo Estadual e as prefeituras de São Luís e de Imperatriz.
Na capital, os dois entes atuam em conjunto pela garantia da construção de um viaduto na Forquilha. Na principal cidade da Região Tocantina, desde 2011 o Governo do Estado e Prefeitura trabalham em um amplo programa de recuperação e asfaltamento de vias urbanas.

Mais

O estabelecimento de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Barreirinhas provocou retaliação da oposição ao prefeito Léo Costa (PDT). Aliados dos comunistas maranhenses, ele foi vetado por Flávio Dino (PCdoB) em recente evento da Embratur, em São Luís, para a assinatura de convênios com os gestores da capital, de Alcântara e da própria Barreirinhas.
Perguntado sobre o motivo da sua ausência pela imprensa, o pedetista – tem mantido contato com o governo por intermédio do secretário Clodomir Paz (PSL) – disse que sequer sabia da solenidade, para a qual não fora convidado. O caso provocou mal-estar na oposição. Aliados de Dino reprovaram a ação, mesmo assim, ele nada falou sobre o assunto. Membros do próprio PCdoB e do PSB também têm sofrido retaliações do pré-candidato por manterem contato ou firmarem parcerias com o Governo do Estado.
Por Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.