Pages

domingo, 26 de janeiro de 2014

Maranhão assina termo de adesão ao Pnaisp

As ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), dentro da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), foram discutidas nesta quarta-feira (22), entre o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, técnicos da SES e da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). O termo de adesão do Maranhão à Pnaisp será assinado nesta quinta-feira (23), às 14h, no Palácio dos Leões.
A Pnaisp é resultado da Portaria Interministerial nº 1, de janeiro de 2014, e tem como objetivos a promoção do acesso das pessoas privadas de liberdade à Rede de Atenção à Saúde; garantir a autonomia dos profissionais de saúde para a realização do cuidado integral das pessoas privadas de liberdade; qualificar e humanizar a atenção à saúde no sistema prisional, por meio de ações conjuntas das áreas da saúde e da justiça, entre outros.
Planejado pelos Ministérios da Justiça e da Saúde, a intenção da Pnaisp é consolidar as atividades já desenvolvidas na área, com investimento em profissionais, infraestrutura e capacitação. A SES redefinirá o perfil de cada unidade de saúde existente nos presídios, ofertará todos os atendimentos de atenção primária, de vigilância epidemiológica e ao trabalhador de saúde nas prisões com mais de 100 presos.
Também garantirá assistência farmacêutica, ambulatorial, hospitalar e especializada, e assistência aos pacientes com transtornos mentais em conflito com a lei. O detalhamento dessas ações será apresentado pelo secretário Ricardo Murad, durante a reunião em que será assinado o termo de adesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.