Pages

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agerp participa da entrega de caminhão a piscicultores de Itans



DSC09512 
 
Os piscicultores do povoado Itans, em Matinha, receberam neste final de semana, dos representantes da Fundação Banco do Brasil (FBB) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão, (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar) - veículo para ser utilizado  no escoamento do pescado produzido naquela localidade.

A aquisição do caminhão integra projeto de melhoria da qualidade da produção e comercialização do pescado encaminhado no ano passado pela Associação dos Piscicultores do Povoado  de Itans, à Fundação, com articulação do Escritório Regional da Agerp em Viana.

O evento ocorreu na  igreja Assembleia de Deus daquele povoado, com oração ministrada pelo pastor local, José Silva de Oliveira. Se fizeram presentes  Thelma Aragão, (diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp), Marlúcio Mendonça, (gestor do Escritório Regional da Agerp em Viana), Mauro Borralho, (gerente de Operações do Sebrae-MA), Paulo Belarmino, (gerente de Negócios Sustentáveis do Banco do Brasil) e prefeitos: Marcos Robert Costa (Matinha), Gil Cutrim, (São José de Ribamar) e  Chico Gomes, (Viana). Secretários municipais, representantes das instituições parceiras e convidados.

Emocionado, o gestor da Agerp, Marlúcio  Mendonça, apresentou sua equipe de trabalho e destacou o  longo caminho que os piscicultores fizeram para se tornarem  respeitados pelo trabalho que ora empreendem.

“O homem na sua simplicidade, é capaz de mudar, de fazer a diferença, e este projeto é uma prova de que a agricultura familiar pode mudar a vida daquele que acredita no trabalho sério da assistência técnica da Agerp”, disse ele apontando para um novo horizonte a partir de investimentos feitos pelo Governo do Estado e de instituições como o Banco do Brasil, Sebrae e Senar.

Por sua vez, a  diretora de Ater da Agerp, Thelma Aragão, parabenizou toda a equipe envolvida  no processo e disse ser este um projeto que tem inspirado outros grupos de piscicultores de vários pontos do Estado.

“Este trabalho tem refletido  em todos os cantos do Maranhão e outros estados também. Quando a gente vê  este resultado, percebe-se o trabalho sério da Associação de piscicultores e o compromisso da Assistência Técnica  e dos demais parceiros em contribuírem com a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, destacou a diretora da Agerp.

Expansão de negócios

Com esta nova ferramenta, os  empreendedores expandirão seus negócios, seja  firmando parcerias com supermercados  locais ou fora do Estado. Esta é a visão do presidente da APPI,  Elizeu Gomes Silva. Ele conta que  atualmente  o pescado produzido em Itans é comercializado em São Luis, Imperatriz, Teresina, mercado local e municípios vizinhos.

“O uso do veículo  abrirá novas perspectivas de venda”, disse, apontando para o  aumento gradual  quando é feita a despesca  nos tanques dos associados. Segundo ele, a cada semana são retiradas cerca de quinze toneladas. Mensalmente, a venda chega a  60..

Gomes destaca a união do grupo como fator principal para tanto sucesso. “A unidade dos associados, o desejo de crescer e de adquirir melhor qualidade de vida, a ajuda dos parceiros e a capacitação a que  nos submetemos - é o grande diferencial”, aponta ele, com ar de felicidade por mais esta conquista.

A APPI é formada por 37 piscicultores. Além desses, existem no povoado 82 famílias que também investem no negócio.  A capacitação  é uma exigência para que os piscicultores se tornem associados. Mesmo  não se submetendo às regras da APPI, os novos piscicultores recebem orientações referentes à criação e venda dos peixes.

O projeto de piscicultura em Itans teve início em 2009. Neste primeiro ano foram vendidos 60 toneladas de peixes. Ano passado, os piscicultores chegaram a comercializar 960 toneladas. Para este ano, os piscicultores preveem a venda de  hum milhão e doze mil  toneladas (1.012.000 ). “Estamos gerando receita e desenvolvimento para o Estado”, disse orgulhoso o piscicultor.

Texto e Fotos: Leocândida Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.